segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A RESPONSABILIDADE DE UMA SECRETÁRIA DE ESCOLA

Como toda escola, a EBM Dr Amadeu da Luz também tem uma secretária que se chama Rosa Maria Landeira Beck. Ela conta que iniciou no serviço público em 1991, em um Centro de Educação Infantil, no bairro Garcia, em Blumenau. Em seguida, trabalhou na EBM Prof. Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista. Nesta escola estudou do jardim até a 8ª série. Trabalhou também na EBM Lauro Mueller e EBM Paulina Wagner ainda no município de Blumenau, perfazendo uma somatória de 13 anos de trabalho como funcionária efetiva na Secretaria de Educação neste município.
Em 2004 iniciou como secretária de escola efetiva em Pomerode, na EEBM Prof. Vidal Ferreira, antiga Pomerode Fundos. “Nesta saudosa escola trabalhei quatro anos e meio e solicitei transferência para a EBM Dr Amadeu da Luz onde exerço a função há pouco mais de três anos”, comenta Dona Rosa.
Diz também que se identifica muito com a função de professora alfabetizadora. Sua formação é em Pedagogia e tem Especialização em Psicopedagogia. Atualmente, cursa o IV semestre em Ciências da Religião na Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Ela conta que trabalhou em uma empresa privada como arquivista e secretária no departamento de contas a pagar. Na prefeitura Municipal de Blumenau exerceu a função de atendente de creche, atendente de biblioteca escolar e operadora de serviços administrativos escolares. Também já trabalhou em serviços temporários como operadora de caixa na Oktoberfest, em Blumenau e Festa Pomerana, neste município.
Dona Rosa diz que gosta muita da EBM Dr Amadeu da Luz, mas que também gostou muito das experiências nos outros lugares onde trabalhou. “A EBM Dr Amadeu da Luz está inserida na comunidade onde moro com a minha família. É uma comunidade de beleza exuberante! Conquistei muitos amigos aqui!”
Fala que todas as funções que exerceu foram difíceis, pois precisam de perseverança, tranquilidade e amor e que a simpatia no atendimento é essencial. “Na função administrativa dentro de uma escola todo dia é um dia, nunca um dia é igual ao outro. Estamos sempre ensinando e aprendendo com as crianças e adolescentes, com as famílias, com os colegas de trabalho. É uma troca de saberes”.
Fala também que as atribuições à profissão são muitas, todas com responsabilidade e zelo. Resumindo, o(a) secretário(a) de escola é a comissão de frente na maioria dos estabelecimentos de ensino, o impacto de receptividade do educandário.
Entre suas funções está a preparação de relatórios para a Secretaria de Educação e Administração da Prefeitura, responder pelo Censo Escolar, emissão do Boletim Escolar, matrículas, rematrículas e transferências dos alunos, participação nas reuniões e na construção do PPP da escola e atendimento ao público em geral.
Dona Rosa tem uma convivência muito boa com os alunos e professores onde trabalha. “Considero o dom de saber ouvir uma dádiva de sabedoria. Cada um tem a sua especificidade e a paciência torna-se uma excelente parceira na convivência mútua. Estou muito contente pela oportunidade de poder falar um pouco da profissão dentro da escola, onde convivo com aproximadamente 400 pessoas, entre alunos, professores e demais servidores.”
Finaliza com a seguinte mensagem: “As pessoas entram e saem de nossas vidas, porém elas jamais vão sós, sempre deixam algo de si e levam algo de nós.”

Jornalista Mirim: Nathan Heinz Tiedemann

terça-feira, 23 de agosto de 2011

JORNAL DA HISTÓRIA

Os alunos da 8ª série desenvolveram um trabalho chamado Jornal da História, que teve como objetivo motivar os alunos a estudarem a história da Segunda Guerra Mundial. Na elaboração do trabalho usaram a mídia impressa e os gêneros textuais - notícia e editorial, aguçando sua criatividade, desenvolvendo a prática da pesquisa e aprimorando o trabalho em grupo. “A ideia de ser realizado surgiu em minha pós-graduação sobre Mídias na Educação. Desenvolvemos esse tema e achei bem interessante partilhar com os alunos a experiência”, diz o professor Iran Frello de Oliveira.
O professor montou um roteiro de pesquisa e produção do material que consistia em buscar as informações sobre a Segunda Guerra Mundial em materiais impressos (livros didáticos e paradidáticos, filmes e sites) para a construção dos textos.
Foi utilizado como modelo, o Boletim Informativo da escola, o “Amadeu em Foco”, o qual, em acordo com os alunos, foi chamado de “Jornal da História”. Os 36 alunos da turma formaram grupos com dois ou três integrantes, fazendo um total de 14 grupos. “Definimos os temas e cada jornal, editado pelos grupos, deveria conter um editorial, uma coluna de informações sobre curiosidades, quatro a cinco notícias e de duas a quatro fotos. Posteriormente, estes jornais foram impressos, apresentados para a classe e acabaram levados à Mostra Interna e Municipal de Projetos Pedagógicos”, conta o professor.
Os tópicos abordados pelos grupos foram os seguintes: O Cenário da Guerra, A presença do Brasil, EUA, URSS na Guerra, Holocausto, Ciência nazista, Os ataques, A Inglaterra, Polônia, França, URSS, As consequências da guerra, entre outros.
O trabalho foi avaliado através da produção e participação dos alunos durante o processo de elaboração e pela apresentação do mesmo à classe.
A aluna da 8ª série, Jenifer Utpadel, disse que achou o trabalho muito interessante, pois adquiriu conhecimentos e aprendeu com o seu próprio esforço. A maior dificuldade foi encontrar o assunto certo na internet. Ela teve que pesquisar sobre a ciência nazista e sobre os métodos brutais dos nazistas nos campos de concentração.

Jornalista Mirim: Josi Tainara Bauer.

O QUE ACONTECE COM OS NOSSOS OLHOS?



Na Escola Básica Municipal “Dr. Amadeu da Luz”, as turmas do 1º e 2º anos A Bilíngues, juntamente com a professora Ranice Dulce Trapp, desenvolveram uma atividade sobre “OLHOS”, com o objetivo de descobrir o que acontece com nossa pupila quando recebe mais e menos luz.
De acordo com a professora Ranice, o assunto sobre os olhos foi abordado usando um espelho. A professora entrou na sala com o mesmo, perguntou a cada aluno o que estavam vendo e cada um foi dizendo: “Eu mesmo... meu rosto... o armário atrás de mim.... o cartaz...”. Até que um aluno do grupo falou: “...meus olhos”. Foi então que iniciou a abordagem do assunto.
“Esta atividade faz parte do curso de especialização que estou fazendo, começou em julho deste ano e termina em fevereiro de 2012”, explica a professora.
Os materiais utilizados para responder a essa pergunta foram: o espelho, uma lanterna e a luz da sala.
A professora comentou que ficou contente com a participação dos alunos durante as aulas. Alguns deles até contaram a experiência para os pais e avós, logo, a aprendizagem teve uma função social, aprenderam um assunto novo e estão passando para outras pessoas.
Os alunos também gostaram muito dessa atividade. Quando questionados sobre o que mais lhes havia chamado atenção responderam: “Foi a bolinha dentro do olho... a bolinha no olho que fica grande e pequena...”


Jornalista Mirim: Sabrina Aline Barcelo