sábado, 28 de julho de 2012

Mutirão férias de julho

Confira essa e outras fotos do que foi feito no mutirão férias de julho por pais, professores e amigos da escola. Muito obrigado à todos!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Recesso escolar

Recesso escolar de 16 até 29 de julho.
Dia 30 de julho aula normal.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Conhecendo os idosos da nossa família


        “Os idosos de minha família” foi o tema trabalhado pelas turmas do 1º ano A e B, com a professora Marquelin de Oliveira. O tema é sugestão da apostila de Ensino Religioso. Para melhor vivenciar e valorizar essas pessoas tão queridas, a professora sugeriu que a turma convidasse um avô ou avó, disponível para vir à escola contar sobre como é ser um idoso. A visita ocorreu no dia 24 de maio, com o avô Raul Duwe da aluna Esther.
Segundo a professora, as crianças estavam ansiosas na esperança de ouvir muitas histórias de antigamente. “Quando sentamos numa ‘roda de conversa’ ele nos contou sua idade e revelou que ainda trabalha em casa junto com sua esposa montado brinquedos. Também comentamos a importância do abraço no ‘opa’ e na ‘oma’, da obediência e de dizermos como eles são importantes em nossas vidas. No meio da conversa surgiam as perguntas: Do que o ‘opa’ brincava quando era criança? Seus pais eram bravos? Também aproveito e questiono: como o ‘opa’ espera que essa geração trate os idosos agora no presente e futuramente?”.
O senhor Duwe respondeu a todas as perguntas com muito carinho, amor e respeito. A duração da visita foi o período de uma aula (45 minutos). Este é o primeiro ano que acontece essa experiência com Dona Marquelin, que já trabalhou com projetos parecidos em outra escola, mas não lecionava a disciplina de Ensino Religioso. Sendo assim, a ideia de trazer uma pessoa de mais idade surgiu neste ano.
A professora Marquelin diz ainda que a experiência foi maravilhosa, “se existisse a possibilidade de continuar trabalhando este conteúdo por mais tempo, traria novamente um parente para conversar com a turma”. Se algum professor quiser fazer uma atividade parecida, a professora sugere realizar com mais tempo, “pois é um momento diferente e as crianças tinham mais perguntas e gostariam de ter ouvido mais histórias”.
Os alunos acharam legal, “ele nos contou um monte de coisas de antigamente e de quando ele era pequeno. Também nos chamou a atenção às brincadeiras, entre as mais legais estavam: clica e esconde- esconde”. A maioria dos alunos não conhecia o Sr. Duwe.
Jornalista mirim: Sabrina Aline Barcelo

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Posso escolher o que vou comer


No mês de maio começou a funcionar o sistema de Buffet no refeitório da escola. A nutricionista Aline Beatris Pruner diz que o objetivo de instalar os balcões térmicos em todas as escolas do município foi para “melhorar a qualidade das refeições servidas na escola, ou seja, deixar as refeições mais seguras e saborosas para os nossos alunos. Principalmente agora que temos tantos alunos almoçando nas nossas escolas, com o turno livre ou na disciplina de empreendedorismo ou com as turmas bilíngues, como é o caso da escola de vocês.”
Segundo a nutricionista, a ideia de implantar este sistema nas escolas vem amadurecendo ao longo dos últimos anos.  Estamos muito felizes que conseguimos concretizá-la este ano, até porque para a compra destes equipamentos houve a necessidade de um bom investimento.” Destaca ainda que as vantagens dos balcões térmicos são muitas: maior segurança e higiene, pois o alimento servido na temperatura certa evita que as bactérias se reproduzam rapidamente; mais sabor, agora no inverno, por exemplo, a comida é servida sempre quentinha; maior organização do serviço de alimentação na escola; faz parte das atividades em educação nutricional trabalhar esta autonomia de escolha nos alunos, e até mesmo para que os alunos se familiarizem com um restaurante a quilo, um evento, entre outras situações.
Segundo a Dona Ranice Dulce Trapp, professora dos 1ºs anos bilíngues – “a instalação do sistema ajudou muito os alunos, pois agora eles são responsáveis pela quantidade de comida que é colocada no prato. Com isso eles passaram a ter o compromisso de ter que comer o que colocam no prato. Os alunos menores conseguem ver o que tem e assim saber se vão comer ou não. Outro ponto positivo com a instalação do Buffet, é que os alunos podem pegar bem pouco para experimentar e se acharam gostoso, podem repetir.”
Quem nunca havia ido a um restaurante e não conhecia o sistema, também não teve dificuldade, foram muito bem orientados e logo conseguiram se servir sozinhos. “Eles passaram a ter mais autonomia, estão mais independentes”, diz a professora Ranice.
Os alunos também gostaram da novidade: “gostei porque assim nós podemos nos servir com a quantidade de comida que queremos e posso escolher o que vou comer” fala a aluna Mayara Caroline Rahn da 8ª série A.

Jornalista Mirim: Josi Bauer