Confira essa e outras fotos do que foi feito no mutirão férias de julho por pais, professores e amigos da escola. Muito obrigado à todos!
sábado, 28 de julho de 2012
segunda-feira, 16 de julho de 2012
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Conhecendo os idosos da nossa família
“Os idosos de minha família” foi o tema trabalhado
pelas turmas do 1º ano A e B, com a professora Marquelin de Oliveira. O tema é sugestão
da apostila de Ensino Religioso. Para melhor vivenciar e valorizar essas
pessoas tão queridas, a professora sugeriu que a turma convidasse um avô ou
avó, disponível para vir à escola contar sobre como é ser um idoso. A visita
ocorreu no dia 24 de maio, com o avô Raul Duwe da aluna Esther.
Segundo a professora, as crianças
estavam ansiosas na esperança de ouvir muitas histórias de antigamente. “Quando sentamos numa ‘roda de conversa’
ele nos contou sua idade e revelou que ainda trabalha em casa junto com sua
esposa montado brinquedos. Também comentamos a importância do abraço no ‘opa’ e
na ‘oma’, da obediência e de dizermos como eles são importantes em nossas
vidas. No meio da conversa surgiam as perguntas: Do que o ‘opa’ brincava quando
era criança? Seus pais eram bravos? Também aproveito e questiono: como o ‘opa’
espera que essa geração trate os idosos agora no presente e futuramente?”.
O senhor Duwe respondeu a todas
as perguntas com muito carinho, amor e respeito. A duração da visita foi o
período de uma aula (45 minutos). Este é o primeiro ano que acontece essa
experiência com Dona Marquelin, que já trabalhou com projetos parecidos em
outra escola, mas não lecionava a disciplina de Ensino Religioso. Sendo assim, a
ideia de trazer uma pessoa de mais idade surgiu neste ano.
A professora Marquelin diz ainda que
a experiência foi maravilhosa, “se
existisse a possibilidade de continuar trabalhando este conteúdo por mais tempo,
traria novamente um parente para conversar com a turma”. Se algum professor
quiser fazer uma atividade parecida, a professora sugere realizar com mais
tempo, “pois é um momento diferente e as
crianças tinham mais perguntas e gostariam de ter ouvido mais histórias”.
Os alunos acharam legal, “ele nos contou um monte de coisas de
antigamente e de quando ele era pequeno. Também nos chamou a atenção às
brincadeiras, entre as mais legais estavam: clica e esconde- esconde”. A
maioria dos alunos não conhecia o Sr. Duwe.
Jornalista mirim: Sabrina Aline Barcelo
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Posso escolher o que vou comer
No mês de maio começou a funcionar o
sistema de Buffet no refeitório da escola. A nutricionista Aline Beatris Pruner
diz que o objetivo de instalar os balcões térmicos em todas as escolas do município foi para “melhorar a qualidade das refeições servidas
na escola, ou seja, deixar as refeições mais seguras e saborosas para
os nossos alunos. Principalmente agora que temos tantos alunos almoçando nas
nossas escolas, com o turno livre ou na disciplina de
empreendedorismo ou com as turmas bilíngues, como é o caso da escola de vocês.”
Segundo a nutricionista, a ideia de
implantar este sistema nas escolas vem amadurecendo ao longo dos últimos anos. “Estamos
muito felizes que conseguimos concretizá-la este ano, até porque para a compra
destes equipamentos houve a necessidade de um bom investimento.” Destaca
ainda que as vantagens dos balcões térmicos são muitas: maior segurança e
higiene, pois o alimento servido na temperatura certa evita que as
bactérias se reproduzam rapidamente; mais sabor, agora no inverno, por exemplo,
a comida é servida sempre quentinha; maior organização do serviço de
alimentação na escola; faz parte das atividades em educação nutricional
trabalhar esta autonomia de escolha nos alunos, e até mesmo para que os alunos
se familiarizem com um restaurante a quilo, um evento, entre outras
situações.
Segundo a Dona Ranice Dulce Trapp,
professora dos 1ºs anos bilíngues – “a
instalação do sistema ajudou muito os alunos, pois agora eles são responsáveis
pela quantidade de comida que é colocada no prato. Com isso eles passaram a ter
o compromisso de ter que comer o que colocam no prato. Os alunos menores
conseguem ver o que tem e assim saber se vão comer ou não. Outro ponto positivo
com a instalação do Buffet, é que os alunos podem pegar bem pouco para
experimentar e se acharam gostoso, podem repetir.”
Quem nunca havia ido a um restaurante e
não conhecia o sistema, também não teve dificuldade, foram muito bem orientados
e logo conseguiram se servir sozinhos. “Eles
passaram a ter mais autonomia, estão mais independentes”, diz a professora
Ranice.
Os alunos também
gostaram da novidade: “gostei porque
assim nós podemos nos servir com a quantidade de comida que queremos e posso
escolher o que vou comer” fala a aluna Mayara Caroline Rahn da 8ª série A.
Jornalista Mirim: Josi Bauer
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