domingo, 30 de junho de 2013

terça-feira, 25 de junho de 2013

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Hora do conto



Esta semana, algo diferente aconteceu durante a Hora do Conto para as turmas da Educação Infantil ao 5° ano: devido à nossa Ciranda da Leitura deste ano ter como tema “Poesia”, a história escolhida para ser lida foi “Poemas para Assombrar”, de Carla Caruso.
Para tornar este momento especial e atrativo, decidi aproximar os alunos dos personagens da história. Os poemas do livro tratam de monstros como Bicho Papão e Lobisomem. Mas a parte em que fala da bruxa tinha de ser apresentada de forma especial... Então, através da descrição que o livro traz do personagem, criei um figurino. Usei uma narração gravada do poema, com direito a trilha sonora, e interpretei o papel da bruxa. Foi um momento onde sentimentos se misturaram: alguns ficaram com medo ao ver tal personagem entrando em cena, acompanhado por uma música de suspense, mas ao mesmo tempo, a encenação foi engraçada e todos acabaram se divertindo.
Após a apresentação, os alunos do 4° ano A disseram ter gostado da história sob forma de poema com rimas engraçadas. A educação infantil pediu: “conta de novo dona Rose!”, mas se questionados quanto à parte que mais gostaram, todos são unânimes em responder: “A parte em que a bruxa tropeça e cai!”
Gosto muito desta maneira de contar histórias, pois a criança é levada  a conhecer outros mundos e dá vida aos seus sonhos através da leitura, além de contribuir para o desenvolvimento infantil por despertar emoções e valorizar sentimentos através da magia e da atração das histórias!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

História com Teatro


Nos dias 19 e 20 de junho alunos dos 8ºs anos A e B apresentaram o conteúdo de História em forma de teatro. O tema trabalhado foi A Escravidão no Brasil e na América Latina. As peças exibidas tiveram como enredo a poesia de Castro Alves – O Poeta dos Escravos - “Tragédia no Lar”. A mesma retrata a situação em que um bebê negro é arrancado de sua mãe escrava pelo seu senhor e dono. O fato de inserir Castro Alves no enredo das peças se deve a parceria com a Bibliotecária Roseli Loock dos Santos que desenvolve na escola o Projeto Ciranda da leitura e por sua sugestão, o poeta e sua poesia entrarem no contexto da história.
Os atores mirins e amadores tiveram um tempo de aproximadamente 2,5 meses para produzir e preparar os enredos, roteiros, cenários e figurinos para se apresentarem para suas referidas turmas. Em cada peça era retardo e força o negro escravo no trabalho forçado pelos seus senhores e a humilhação a que eram submetidos. Desta humilhação e submissão ao trabalho degradante, emergiu também a força para reagir contra seus senhores. Em sua encenação, expuseram que organizados os Haitianos tomaram o poder e formaram a primeira república negra que a história da humanidade conta. Mostraram as formas de reação contra seus senhores como enfrentamento direto, envenenamento, lutas e fugas para construírem foram dos engenhos, fazendas e senzalas.
Em cada grupo que apresentava seu teatro oi mesmo na plateia, via-se a empolgação dos alunos por poder expressar através da arte seu conhecimento aprendido nas aulas de história e a certeza que nunca mais esquecerão a como foi importante a participação dos africanos na construção de nosso pais e que a luta contra toda e qualquer injustiça deve sempre ser valoriza, incentivada e apoiada. Parabéns a todos e todas!
Prof. Iran Frello de Oliveira

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Franz, der Bär




No dia 07 de junho a nossa escola recebeu uma caixa dos correios com o projeto – Franz, der Bär. Ele nasceu na Alemanha e só sabe falar alemão. Este projeto é vinculado ao Instituto Goethe.
Nesta caixa há um ursinho chamado Franz e muitas coisas dele, entre elas: músicas, vídeos, livros, artigos de mercado e carteira com dinheiro em miniatura, roupas, diário das suas viagens, dedoches e muito mais.
Este projeto ficará na escola até o dia 18 de julho. Ele visita escolas do mundo todo. A coordenadora deste projeto, Anna-Lena, passará o endereço da escola para a qual nós deveremos enviar o Franz.
Este ursinho passou a ter um companheiro, um cachorro. Este cachorro não tem nome. Está sendo feito um concurso para escolher o nome. Nossos alunos do 2º ano A, 2º ano B e 3º ano A também participaram dando a sugestão de um nome. Uma comissão escolheu os 10 melhores nomes e agora há uma votação para escolher o nome deste cachorro. O nome que for escolhido receberá uma premiação.
O nome BOBI e SCHAPPI foram escolhidos por duas turmas da nossa escola. Agora é a nossa vez, vamos acessar o site e votar num dos nomes acima.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Luísa Dallmann - Medalha de Ouro Obmep 2012

Amanhã, dia 19 de junho, 11h da manhã, nossa aluna Luísa Dallmann estará recebendo sua medalha de ouro - Obmep 2012, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Acompanhe pelo Canal NBR.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aluno Elias Correia de Mello conquista medalhas nos JESC

1º lugar
Lançamento de Dardo com a marca 40,02m
 
2º lugar 
Arremesso de Peso com a marca de 12,82m
 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

segunda-feira, 3 de junho de 2013

6º ano B - Jogo dos múltiplos e divisores



Para jogar é necessário conhecimento dos múltiplos e saber a regra dos divisores.

Atividade em dupla:
1º - lançar o dado e colocar o marcador na casa correspondente ao número obtido
2º - lançar o dado e colocar o marcador na casa correspondente ao primeiro múltiplo do número de pontos obtido no dado. Exemplo: se o jogador estiver na casa 6 e conseguir 4 no dado, vai para 8 porque o primeiro múltiplo de 4 depois de 6 é 8.
3º - vence quem chegar primeiro na casa 100 ou ultrapassá-la.

Multiplicadores da Prevenção