segunda-feira, 27 de abril de 2015

Talento e Paixão Pelo Esporte



No dia 07 de março (sábado) iniciaram os treinos do Moleque e Moleca Bom de bola na escola Amadeu da Luz. Os treinos do Moleque estão ocorrendo todos os sábados, das 8h30 até as 9h30 para as meninas do 6º ao 9º; e das 9h30 às 11 horas para os meninos do 6º ao 9º no campo do Caramuru, que fica ao lado de nossa escola.
Este ano pequenas mudanças ocorreram nos treinos em nossa escola: uma delas foi a vinda de Elton Belz como técnico dos times para o campeonato municipal do Moleque Bom de Bola, um homem muito experiente e que desde pequeno já mostrava sua paixão pelo esporte. Também atua na supervisão nos treinos a professora de Educação Física Karin R. Hoeft, que percebe “os alunos bastante motivados para o treino. Fazem os exercícios com atenção e disciplina. Penso que o Elton passa aos alunos muita confiança e sua experiência como ex-aluno e jogador de futebol contribuem para um bom andamento dos treinos. Tenho certeza de que nossa escola fará uma excelente apresentação no Campeonato Municipal do Moleque Bom de Bola”.
O campeonato de Moleque Bom de Bola vem ocorrendo em nosso município desde 1992. 2015 será um ano muito especial pelo fato de a nossa escola estar recebendo a 23ª edição do campeonato municipal de Moleque Bom de Bola no campo do Caramuru.
 A vinda de Elton Belz como técnico da escola, que desde pequeno já mostrou sua paixão pelo futebol vem agregar uma experiência a mais para o nosso time.
A minha carreira de jogador de futebol começou desde pequeno, quando tinha 3 anos de idade e ganhei uma bola pequena de presente e já dormia com ela ao meu lado toda noite. Quando entrei para a primeira série na escola Amadeu da Luz minha atividade preferida nas horas de Educação Física sempre foi a paixão pelo futebol, seja futsal ou de campo. Logo comecei a me destacar entre a minha turma e meus demais colegas e sempre recebia convites para participar com as turmas crescidas. Mesmo eu sendo meio pequeno já arriscava jogar com os maiores de idade. Eu tinha 13 anos quando já participava do aspirante do Caramuru, onde a maioria já tinha entre 18 e 30 anos. Quando completei 15 anos me mudei para Joinville, onde passei pelas categorias de Infantil e Juniores do JEC. Após o JEC me mudei para Alemanha para realizar o grande sonho de jogar pela Europa. Entre altos e baixos alcancei o objetivo de chegar até a primeira divisão da Bundesliga. Nessa carreira nem tudo dá certo, precisa-se de sorte e persistência. Após um acidente com o tornozelo esquerdo e uma reconstrução dos ligamentos do tornozelo, fiquei impossibilitado de jogar em nível profissional. Portanto, segui a carreira de treinador de futebol, o que exerço hoje em Pomerode no Caramuru e para a escola Amadeu da luz. Assim desta forma eu tento ajudar aos alunos e consequentemente a escola e comunidade. Sempre é um prazer em trabalhar com esses meninos e meninas que possuem tanto talento e paixão pelo esporte.”
Segundo ele, esta experiência com os alunos do Amadeu da luz está sendo fantástica. Os alunos têm enorme potencial no esporte. Além disso, são todos muito queridos. Ele espera também poder contribuir com os treinamentos para com os alunos e que em algum momento em suas vidas colham os frutos pela dedicação aos treinos. E vê que todos os alunos estão muito focados e comprometidos com os treinos, horários e disciplina são indispensáveis para se ter resultados positivos. Todos os alunos estão de parabéns por terem este comprometimento e ele fica feliz em analisar que eles em poucos treinos já estão melhorando suas habilidades.

“Agradeço o convite feito pela escola e espero contribuir e aumentar cada vez mais essa parceria como treinador e como presidente do Caramuru. A escola faz parte do Caramuru por décadas fazendo atividades físicas e esportivas no gramado, portanto hoje oferecemos condições excelentes para treino. Essa parceria devemos manter e aumentar cada vez mais, pois os alunos sempre são bem vindos”, conclui Elton.


Entrevista com um ex-jogador profissional de futebol, Elton Belz.
1-Conte um pouco como foi sua carreira.
R. : A minha carreira de jogador de futebol começou desde pequeno, quando tinha 3 anos de idade e ganhei uma bola pequena de presente e já dormia com ela ao meu lado toda noite. Quando entrei para a primeira série na escola Amadeu da Luz, minha atividade preferida nas horas de Educação Física sempre foi a paixão pelo futebol, seja futsal ou de campo. Logo comecei a me destacar entre a minha turma e meus demais colegas e sempre recebia convites para participar com as turmas crescidas. Mesmo eu sendo meio pequeno, já arriscava jogar com os maiores de idade. Eu tinha 13 anos quando já participava do aspirante do Caramuru, onde a maioria já tinha entre 18 e 30 anos. Quando completei 15 anos me mudei para Joinville onde passei pelas categorias de Infantil e Juniores do JEC. Após o JEC me mudei para Alemanha para realizar o grande sonho de jogar pela Europa. Entre altos e baixos alcancei o objetivo de chegar até a primeira divisão da Bundesliga. Nessa carreira nem tudo dá certo, precisa-se de sorte e persistência. Após um acidente com o tornozelo esquerdo e uma reconstrução dos ligamentos do tornozelo, fiquei impossibilitado de jogar em nível profissional. Portanto, segui a carreira de treinador de futebol, o que exerço hoje em Pomerode no Caramuru e para a escola Amadeu da luz. Assim desta forma eu tento ajudar aos alunos e consequentemente a escola e comunidade. Sempre é um prazer trabalhar com esses meninos e meninas que possuem tanto talento e paixão pelo esporte.

2-O que é necessário para ser um técnico?
R: Para ser técnico é necessário ter várias habilidades e muitos conhecimentos sobre treinamento esportivo, técnica, tática e psicologia. Um jogo de futebol exige muito mais do nosso corpo e mente do que imaginamos, portanto treinar e reconhecer as individualidades de cada atleta é uma tarefa nada fácil. Uma parte fundamental de qualquer esporte é a motivação intrínseca e extrínseca. A primeira é a motivação que cada atleta deve trazer de casa para consigo mesmo, enquanto a motivação extrínseca de ser gerida através do treinador e clube. As formas de treinamento e de jogo devem ser variadas para não ter monotonia nos treinos, enquanto que o clube deve dar condições boas de treino, como um bom gramado, bolas em bom estado, acessórios como cones para delimitar áreas, etc...uma grande lição também é sempre ser humilde, simples e respeitar todos os adversários. O treinador deve ser um diplomata e ter a capacidade de ser um líder dentro e fora do campo.

3-Quais as diferenças de ser um técnico para um jogador?
R: O jogador sempre deve executar o que o treinador lhe manda fazer, enquanto que técnico reconhece as suas habilidades positivas e negativas de cada jogador. O jogador é uma parte do time, nunca deve pensar que ele sozinho ganha um jogo. O jogo só se ganha coletivamente, por isso a regra é de 10 jogadores mais um goleiro para uma partida de futebol. O mais importante de tudo é que o treinador, em conjunto com sua comissão técnica, devem ter o total comando da equipe. Uma equipe só terá conquistas e sucessos se a somatório dos jogadores mais a comissão estiverem em perfeita harmonia, do contrário pode haver muitas discussões e desavenças, o que traz o insucesso.

4-Quais técnicas são utilizadas no seu treino?
R: Como treinador utilizamos inúmeras técnicas de treinamento desportivo. Uma que gosto de trabalhar são os exercícios de coordenação motora e joguinhos completos. Joguinhos completos são os treinamentos que fazemos quando jogamos 6 contra 6 por exemplo. Nestes joguinhos trabalhamos todas as habilidades do futebol, a técnica, tática, coordenação, orientação tempo-espacial, motivação e a parte física. Portanto o meu lema sempre será realizar muitos joguinhos no treinamento, sejam num espaço de tempo curto ou longo, seja num campo menor ou maior. Essa alteração de jogos pequenos, médios e grandes dá aos atletas as habilidades de reconhecerem espaços curtos, médios e longos para se movimentarem e consequentemente terão de agir de formas diferentes. Toda essa movimentação dá aos atletas a tal da experiência, de como melhor se comportar em uma determinada situação.

5-Quais seus objetivos?
R:São muitos os objetivos, mas posso delimitar talvez apenas alguns. O objetivo principal é ajudar a escola Amadeu da Luz e consequentemente os seus alunos de uma forma social, contribuindo para o bem-estar dos alunos e comunidade. Como cresci nesta escola tenho um carinho muito grande pelos ex-professores e comunidade, o que estiver ao meu alcance sempre ajudarei. Acho que em poucas palavras se resume todos os objetivos, ajudar e servir é um gesto de carinho enorme e uma das profissões mais nobres desse planeta.

6- O que você está achando?
R: Esta experiência com os alunos do Amadeu da Luz está sendo fantástica. Os alunos têm enorme potencial no esporte. Além disso, são todos muito queridos. Espero poder contribuir com os treinamentos para com os alunos e que em algum momento em suas vidas colham os frutos pela dedicação aos treinos. Vejo que todos os alunos estão muito focados e comprometidos com os treinos, horários e disciplina são indispensáveis para se ter resultados positivos. Todos os alunos estão de parabéns por terem esse comprometimento e fico feliz em analisar que eles em poucos treinos já estão melhorando suas habilidades. Agradeço o convite feito pela escola e espero contribuir e aumentar cada vez mais essa parceria como treinador e como presidente do Caramuru. A escola faz parte do Caramuru por décadas fazendo atividades físicas e esportivas no gramado, portanto hoje oferecemos condições excelentes para treino. Essa parceria devemos manter e aumentar cada vez mais pois os alunos sempre são bem vindos.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

quarta-feira, 15 de abril de 2015

ATENÇÃO!

Convidamos os pais e amigos da escola para o 3º Mutirão do Amadeu

- Sexta-feira, dia 17 de abril, à partir das 15h - continuação do serviço de cavação (trazer as ferramentas para cavar a terra)
- Sábado, dia 18 de abril, à partir das 7h - continuação da construção do muro (trazer pá)

Compartilhe com seus amigos e conhecidos!!!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

A experiência




             No dia 24 de março de 2015 foi realizada uma experiência de Ciências pela turma do 4º ano A na sala de aula. A experiência foi sobre fotossíntese. Nela foi usado um pote de água, uma colher de bicarbonato de sódio, folhas que realizam a fotossíntese e uma lanterna.
                Colocamos as folhas de dentro do pote com a água e levamos o pote para um lugar escuro. Colocamos a lanterna (que representa a luz solar) próximo das folhas e aguardamos por algum tempo.
               
A conclusão da experiência não foi realizada, pois as bolhas de oxigênio não apareceram ao redor do pote. A turma discutiu as razões pela experiência não ter dado certo e acreditamos que foi por falta de uma luz mais forte e pela questão do pouco tempo.


Kaylane Kopsch

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Rifa de páscoa

Ganhadores da Rifa de Páscoa 2015
1º prêmio - nº 3.609 - Giovana C. Soares
2º prêmio - nº 1.433 - Aline Andrielle Gums
3º prêmio - nº 2.797 - Rovena Klitzke
Parabéns aos ganhadores, e muito obrigado por terem ajudado a escola!