sexta-feira, 27 de novembro de 2015

quarta-feira, 25 de novembro de 2015


quarta-feira, 18 de novembro de 2015


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Só um bolo de cenoura?

Esse foi o desafio para a turma do 9º ano: fazer um bolo de cenoura!

A turma do 9º ano, na matéria de empreendedorismo com a professora Ellen Méri Dallmann Kamke, desenvolveu um trabalho prático que envolveu a elaboração de uma receita de bolo de cenoura, com o objetivo de desenvolver a criatividade, organização empreendedora, administrativa e financeira.

O trabalho foi apresentado e avaliado por uma mesa julgadora de professores e funcionários da escola.

Cada equipe, que estava organizada como uma empresa, apresentou: a receita usada, a pesquisa de preço dos ingredientes, o cálculo do custo do bolo, sem esquecer da preocupação com o meio ambiente e informações importantes sobre o produto para o consumidor.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

União e determinação

Os 39ºs Jogos Estudantis de 2015 estão acontecendo em diversas etapas desde o mês de setembro. Os alunos estão competindo nas diversas modalidades com muito empenho e dedicação. Estão sabendo competir com dignidade, espírito de equipe e muito respeito aos adversários. É muito bonito ver a união e determinação de todos nas diversas competições.
São 4 categorias que disputam diversas modalidades:
- Pré-Mirim Masculino e Feminino (9 e 10 anos) – Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo, Mini-vôlei e Futsal  Masculino.
-Mirim Masculino e Feminino (11 e 12 anos) – Tênis de Mesa, Xadrez, Ciclismo, Atletismo, Punhobol, Voleibol,  Handebol e Futsal Masculino.
- Infantil Masculino e Feminino (13 e 14 anos) – Tênis de Mesa, Xadrez, Ciclismo, Atletismo, Punhobol, Futsal, Voleibol e Handebol.
- Infanto Masculino e Feminino (15 e 16 anos) – Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo e Punhobol.

Ainda falta realizar as modalidades de Punhobol e Atletismo. 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Um passeio no Museu Pomerano

   No dia 3 de novembro a turma do 4ºA bilíngüe visitou o Museu Pomerano para ver a exposição de brinquedos antigos, essa foi a ultima matéria que estudamos na nossa aula de alemão com a Lehrerin  Patrícia (“Spielzeug”).
   A visita foi bem divertida!  Fizemos atividades, brincamos e lemos sobre alguns brinquedos que estavam na exposição. Também vimos as carroças, maquinas de madeira, fotos e medalhas de um ciclista de Pomerode.
   Depois fomos conhecer a Biblioteca Municipal e vimos um monte de livros novos! Depois da biblioteca fomos fazer um piquenique compartilhado muito gostoso! E tinha o Cup Cake que a mãe do Caio fez que estava uma delííícia!  
   Antes de terminar a nosso passeio, assistimos no cinema do centro cultural o filme em alemão “Toy Story”, que contava a história de brinquedos que sabiam falar e se mexer!
   O filme foi muito legal e nos ensinou que devemos trabalhar em grupo para conseguirmos coisas boas e legais para todos.
   Sem esquecer da Topik ... Lá cantamos algumas músicas em alemão ...
   Foi muito legal o passeio e agradecemos a nossa Professora Patrícia! 


Alunas: Esther Nayara Duwe e Kaylane Kopsch 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Nosso passeio ao zoológico!

A turma do primeiro ano vespertino está estudando TARTARUGA, e para maior conhecimento realizamos um passeio ao zoológico onde pudemos observar jabutis e cágados.
A bióloga do zoológico esteve nos acompanhando no passeio, nos dando uma breve explicação sobre os animais que vimos durante o passeio. (Todas as fotos e vídeos já estão postados)

É importante que as crianças sejam capazes de:

“Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.” (BRASIL, 1998, p. 175)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Os tipos de energia utilizados no mundo

Os alunos dos 6ºs anos estavam estudando: Os Tipos de Energia utilizados no mundo. Ao iniciarmos os estudos no livro didático, percebemos que, existem diversos tipos de energia! Grande parte delas, eram desconhecidas por nós. Então, coordenados pela professora Wandréia Silva da disciplina de Geografia, resolvemos  pesquisar! Separamos por ano: o 6º ano A, fez a pesquisa teórica e a turma do 6º ano B, partiu para a confecção de maquetes. Alguns dos tipos de Energia que aprendemos, não conhecíamos: energia petrolífera, energia nuclear, energia marítima, energia geotérmica, energia gravitacional (a menos utilizada por ser a mais cara, mas que será  uma das mais utilizadas no futuro), e energia biomassa. Claro que, também revisamos os tipos de energia mais comuns como: energia solar, energia eólica e principalmente o tipo de energia mais utilizada no Brasil; que é a Energia Hidrelétrica. Enfocamos também, os impactos ambientais que esse tipo de energia traz para o meio ambiente. Esperamos que o Brasil, fique atento aos demais tipos de energia que trazem benefícios a nossa natureza.
Segue abaixo as maquetes - Os Tipos de Energia produzidos pelos alunos. Confiram nas fotos abaixo!!!!