Novamente chegou o fim de ano. Com certeza a época mais
aguardada por muitos adultos e pela maioria das crianças. É perceptível a
alegria que as crianças sentem quando tratam do tema natal. Este ano os
primeiros anos bilíngües estudaram em especial sobre o Adventskalender
(calendário de advento). Conheceram um pouco da história deste calendário e a
função do mesmo. Ficaram tão entusiasmados em contar os dias que faltam para
esta data tão especial que cada um queria ter seu próprio Adventskalender.
Então, ficou resolvido, que cada criança
confeccionaria o seu. Para isto, cada aluno trouxe à escola vinte e quatro
rolinhos de papel higiênico que foram pintados com guache nas cores vermelho,
verde e branco durante as aulas de Kunst (Artes). Já as histórias do
Adventskalender e Der Kleine Esel Muli
(O pequeno burro Muli) que é uma
história natalina infantil foram trabalhadas durante a aula de Deutsch
(Alemão). O material da segunda
historinha foi impresso. As crianças pintaram e colaram em partes a história. Durante
as atividades houve grande envolvimento dos alunos e momentos de muita alegria.
E muito contentes cada aluno levou seu Adventskalender para casa e então dia 1º
iniciarão a contagem para o natal. (Professora Dolores Knopf Volkmann)
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
ETSUS, BOSCH em Parceria com a Escola!
As atividades
desenvolvidas foram: cada aluno
recebeu uma folha de ofício, com um bilhete de determinada cor, escrito que
parte do corpo humano ele deveria desenhar; depois, cada um,
com sua parte do corpo humano, tiveram que montar no quadro.
O que observaram?
Que o desenho
final ficou desproporcional!
Então, em seguida,
instigados pela professoras da ETSUS, foram questionados: O que faltou para ter
sido realizado melhor a atividade desenvolvida?
TRABALHO EM
EQUIPE! Perceberam que, cada um recebendo a sua atividade de forma isolada, não
conseguiriam formar o todo!
Sendo assim, mediados pelas professoras da ETSUS, elas
definiram grupos , onde, desta vez
desenhariam o corpo humano em Equipe.
Várias observações foram feitas, após a realização da atividade:
- O desenho saiu muito melhor!
- Houve proporcionalidade;
- A Importância do diálogo, para realizar o produto final;
- Valorizar o outro;
- Sintonia para que a qualidade do produto final venha ser mais eficaz;
- Paciência;
- Colaboração de se colocar à disposição do grupo;
- Estabeleceram relação da importância de trabalhar em grupo também
numa Empresa (mesmo acreditando que o
seu trabalho venha ser mais individual);
- Abordaram a co-relação com o sistema de produção de uma
indústria-Produção em Ilha e o Sistema de produção Taylorismo;
Resumindo: Juntos somos fortes!
Assinar:
Postagens (Atom)