A escola

Fale Conosco

WhatsApp 47 9184-4048
No horário de 7h30 até 11h30 e 13h até 17h

Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
R. Hilda A. G. Volkmann, 400 - 89107-000 Pomerode - SC
Tel. e Fax : (47) 3395-1732  (47) 3387-2160

Direção – Scheila Maas - direcao.al@pomerode.sc.gov.br 

Orientação - Jair Conrado Klebber e Leila Flohr - orientacao.al@pomerode.sc.gov.br

Secretaria da escola  – Vinícius Gabriel do Santos e Débora Strutz Gustmann - escola.al@pomerode.sc.gov.br  

Tecnóloga -  Lorizete Pegorini - tecnologo.al@pomerode.sc.gov.br

Biblioteca – Marcelo Voigt - biblioteca.al@pomerode.sc.gov.br 


HISTÓRICO DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL “DR. AMADEU DA LUZ”

          
A Escola Básica Municipal “Dr. Amadeu da Luz surgiu em 1871, construída ao lado da Igreja  Evangélica Luterana de Testo Alto,  fundada por colonizadores alemães e moradores da parte superior do Testo, como uma escola comunitária que na época pertencia ao município de Blumenau. Seu primeiro professor foi Friedrich Schümann.
          De 1898 a 1924, o professor Christian Frahm assumiu como professor esta comunidade escolar.
           Com a emancipação do nosso município em 21 de janeiro de 1959, a escola passou a pertencer à Pomerode e se chamar Escola Isolada “Dr. Amadeu da Luz”, localizada na Rua Progresso, nº 3.250.
            Em 1962 a escola em estilo enxaimel foi demolida e reconstruída pela comunidade, e passou a se chamar Escola Municipal “Dr. Amadeu da Luz”.
            Em 26 de fevereiro de 1985, foi transformada em Escola Básica Municipal “Dr. Amadeu da Luz” pelo decreto nº 852, parecer nº 35/85, assinado pelo então Prefeito Municipal Sr. Eugênio Zimmer e vice-prefeito Nelson Riemer, em terreno doado pelo Sr. Oscar Volkmann, localizada na Rua Hilda Augusto Guilhermina Volkmann, nº 400.
            Em 2009, na gestão do ex-prefeito municipal Paulo Maurício Pizzolatti, foi implantado o ensino bilíngue na escola, projeto este idealizado pelo prefeito anterior Ercio Kriek, juntamente com a secretária de Educação Neuzi Schotten.
 Atualmente mais de 305 alunos da escola frequentam o ensino bilíngue, da Educação Infantil ao 9º ano. Sendo que destes, 100 alunos frequentam o Ensino Bilíngue no período regular e demais no contra turno (período oposto) duas vezes por semana.
            Nossa escola  oferece um bom ambiente pedagógico e zela por todo um processo de ensino-aprendizagem. Sua estrutura é composta de secretaria, sala orientação, sala direção, sala de atendimento psicológico, sala dos professores, cozinha, refeitório, banheiros masculino e feminino, 17 salas de aula, sala de artes, laboratório de ciências, laboratório de informática, Sala AEE, PADRA, Biblioteca, 1 quadra coberta, setor de educação física com banheiros e depósito, e 1 quadra sem cobertura, tendo ainda uma parceria com o Clube Caramuru, onde pode-se utilizar o campo de futebol com os alunos sempre que necessário.

            A APP (Associação de Pais e Professores) é muito atuante, sempre preocupada com o bem-estar dos alunos, professores e funcionários. Todo ano realiza uma grande festa escolar que é a “Feijoada do Amadeu”. Este evento já é uma tradição na cidade. Este ano estarão realização a sua 14ª edição. 


   Dr. Amadeu Felipe da Luz nascido em Blumenau, a 13 de setembro de 1892, foi um autêntico descendente de seu honrado e veterano pai, o eminente Dr. Hercílio Pedro da Luz, e guardou no seu coração todas as sublimes virtudes de sua ilustre progenitora, Dona Etelvina Ferreira da Luz, virtudes consubstanciadas num extremo amor à família. Ingressou na faculdade de Medicina satisfazendo o desejo do pai, mas, entretanto, o chamavam para outro setor da atividade, e transferiu para a Faculdade de Ciências Jurídicas (Direito), tendo como mestres juristas de maior renome e como condiscípulos, entre outros, Evaristo de Moraes, de quem foi amigo inseparável e com quem, durante todo o curso, disputou os primeiros lugares. 

   Foi nomeado Promotor Público de Araranguá, função que exerceu por um ano e posteriormente, exerceu os cargos de Juiz de Direito em Canoinhas e Palhoça e alcançando em 1920, por merecimento, sua designação para Blumenau, onde, por mais de uma década, presidiu destinos judiciários da comarca, já então a mais movimentada do Estado. 
   Amadeu Felipe da Luz, foi, ainda, a personificação da bondade, da honradez e da cultura da gente de Santa Catarina e seu coração bateu, sempre as mesmas pulsações, num ritmo único de amor e de carinho à terra fecundada de Blumenau, que viu nascer. 
   Este sempre soube distribuir justiça a quem dela necessitasse, sem olhar crença, cor ou pessoa. Faleceu a 2 de setembro de 1934, vive na saudade comovente dos blumenauenses, como exemplo magnífico de justiça, direito, integridade e dever cumprido.