segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

“Ler é mais importante do que estudar”

Ao longo do ano de 2011 ocorre o projeto de leitura coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Gislene Oss-Emer. O mesmo tem por objetivo promover e incentivar o interesse pela leitura no âmbito escolar.
            De acordo com a professora, as aulas de leitura sao realizadas às quartas e quintas-feiras, na biblioteca ou ao ar livre e os alunos participantes vêm à escola no período oposto. Atualmente, apenas dois alunos do 6° ano participam do projeto.
Os alunos foram selecionados de acordo com a leitura e postura apresentadas em sala de aula e com o auxílio da orientadora da escola, Aurea Ferreira.
           Durante as aulas diversos gêneros textuais são trabalhados, como por exemplo, crônicas, contos, histórias em quadrinhos etc. São abordadas as características e a função social de cada gênero, além da prática da leitura que acontece de forma individual ou em grupo”, explica a professora.
A proposta das aulas é aprimorar a leitura. Contudo, pelo projeto não ser uma obrigação, muitos alunos optaram por não participar ou frequentaram as aulas apenas por um tempo.
Assim como diz Ziraldo ‘ler é mais importante do que estudar’. É por meio da leitura que a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores. Vale lembrar que bons hábitos de leitura não são desenvolvidos apenas na escola, mas também em casa”, finaliza a professora Gislene.
A aluna Larissa Wachholz do 6°ano afirma: “Foi muito importante participar do projeto, pois aprendi muito. Lemos livros maravilhosos e minha leitura melhorou”.
O aluno Henrique Kath, também do 6°ano, conclui: “Além de melhorar a leitura aprendi a pontuar corretamente”.

Jornalista mirim: Sabrina Aline Barcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário