sexta-feira, 6 de julho de 2012

Posso escolher o que vou comer


No mês de maio começou a funcionar o sistema de Buffet no refeitório da escola. A nutricionista Aline Beatris Pruner diz que o objetivo de instalar os balcões térmicos em todas as escolas do município foi para “melhorar a qualidade das refeições servidas na escola, ou seja, deixar as refeições mais seguras e saborosas para os nossos alunos. Principalmente agora que temos tantos alunos almoçando nas nossas escolas, com o turno livre ou na disciplina de empreendedorismo ou com as turmas bilíngues, como é o caso da escola de vocês.”
Segundo a nutricionista, a ideia de implantar este sistema nas escolas vem amadurecendo ao longo dos últimos anos.  Estamos muito felizes que conseguimos concretizá-la este ano, até porque para a compra destes equipamentos houve a necessidade de um bom investimento.” Destaca ainda que as vantagens dos balcões térmicos são muitas: maior segurança e higiene, pois o alimento servido na temperatura certa evita que as bactérias se reproduzam rapidamente; mais sabor, agora no inverno, por exemplo, a comida é servida sempre quentinha; maior organização do serviço de alimentação na escola; faz parte das atividades em educação nutricional trabalhar esta autonomia de escolha nos alunos, e até mesmo para que os alunos se familiarizem com um restaurante a quilo, um evento, entre outras situações.
Segundo a Dona Ranice Dulce Trapp, professora dos 1ºs anos bilíngues – “a instalação do sistema ajudou muito os alunos, pois agora eles são responsáveis pela quantidade de comida que é colocada no prato. Com isso eles passaram a ter o compromisso de ter que comer o que colocam no prato. Os alunos menores conseguem ver o que tem e assim saber se vão comer ou não. Outro ponto positivo com a instalação do Buffet, é que os alunos podem pegar bem pouco para experimentar e se acharam gostoso, podem repetir.”
Quem nunca havia ido a um restaurante e não conhecia o sistema, também não teve dificuldade, foram muito bem orientados e logo conseguiram se servir sozinhos. “Eles passaram a ter mais autonomia, estão mais independentes”, diz a professora Ranice.
Os alunos também gostaram da novidade: “gostei porque assim nós podemos nos servir com a quantidade de comida que queremos e posso escolher o que vou comer” fala a aluna Mayara Caroline Rahn da 8ª série A.

Jornalista Mirim: Josi Bauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário