quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Na Rota da Leitura e Escrita Alemão/Português

Em nossa escola desde 2014 ocorre um projeto que incentiva o uso da língua alemã, conhecido como: “Na rota da leitura e escrita bilíngue”, que conta com o apoio do Instituto Robert Bosch.

Esta ideia surgiu após a professora Viviane conhecer o projeto “A barca de livros” que acontece em Florianópolis. O projeto que acontece na nossa escola tem como um dos objetivos promover o envolvimento da comunidade para desenvolver a escrita, a leitura, e a compreensão da língua alemã, tão falada em nossa cidade.

Ele iniciou em 2014 com algumas sessões de cinema na escola, quando foi muito importante a participação da família. Agora em 2015 estão sendo emprestados livros de diversos gêneros e  filmes, compartilhados por meio de uma bolsa que segue para as diversas famílias que compõem o ensino bilíngue.  Além do livro de receitas que foi desenvolvido pelas turmas do terceiro ano A e B.

 “Neste ano, nos meses de março a julho, um livro de receitas em alemão/português foi escrito, isto só aconteceu porque pudemos contar com a parceria das famílias: enviando receitas em português e em alemão, para os alunos trabalharem conteúdos matemáticos e contando com mães que vieram até a escola fazer as receitas. E contando com a parceria das professoras de alemão, elas traduziram os textos/receitas, despertando cada vez mais a o interesse pelas línguas alemã/português.” comenta a professora Viviane.

A principal contribuição deste projeto para a comunidade escolar é o acesso ao material em língua alemã, não só nos livros e receitas, mas também com filmes e músicas. O aluno pode escolher o que vai levar, tendo assim a oportunidade de ampliar seu vocabulário e seu interesse pelas línguas e vivenciar a contribuição que uma língua pode oferecer a outra. Isso ajuda na compreensão dos diversos textos que circulam, podendo contar com o apoio de professores e principalmente de seus próprios familiares e amigos.


Janaína Porath e Júlia Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário