segunda-feira, 29 de maio de 2017

O que é Fordismo e Taylorismo?

                Nas aulas de Geografia  e História, os professores Iran Frello de Oliveira da disciplina de História e Wandréia Silva (Geografia), resolveram trabalhar de forma Interdisciplinar!  Estão trabalhando com os alunos dos 8ºs anos, sobre o processo de produção: Taylorista e Fordista. Abordaremos  também,  o processo de produção: Toyotismo (Just Time!) Onde os alunos, estão  aprendendo as diferenças de cada um dos processos de produção,  também assistiram o filme: Tempos Modernos de Charles Chaplim,  contextualizando com o período da Revolução Industrial. Feito isso, representaram os dois sistema em forma de desenho.Para finalizar o tema abordado, formarão grupos e representarão no Power point nas próximas aulas, através de pesquisas e imagens os Processos de Produção estudados. O resultado final será apresentado na Mostra de Projetos Pedagógicos da Escola.

O que é fordismo?



               
Você com certeza já ouviu falar do carro Ford. Este faz parte de uma empresa pioneira em veículos, a Ford, criada no começo do século 19. Henry Ford foi o inventor do primeiro carro comercial e também o criador de um sistema de produção moderno chamada de produção em massa. “Produção em série”.
                Na produção de Henry Ford cada pessoa devia fazer uma parte do produto. Uma pessoa apenas colocava os botões, outra apenas colocava as calotas, outra apenas as rodas, e assim por diante. Este sistema de produção é usado até hoje não apenas na fabricação de carros mas todos os outros itens fabricados no mundo. Inventou o sistema de produção através da esteira.

O que é taylorismo?

                O que chamamos hoje de taylorismo é um modelo de administração desenvolvido por um engenheiro norte-americano, o Frederick Taylor. Este é nada menos que considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica no meio da administração de empresas.

                O sistema de taylorismo tem como base a execução de tarefas de forma a aumentar a eficiência do resultado operacionalmente. É encontrar formas de trabalhar melhor para potencializar o resultado. Otimizar ou seja, controlar o tempo do trabalhador, para aumentar a produção.  A racionalização  do movimento evita a “perda de tempo”!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário