quinta-feira, 22 de junho de 2017

A Mãe das Feijoadas

Se a Festa Pomerana foi a pioneira das festas típicas catarinenses, a Feijoada do Amadeu é mãe de todas as feijoadas da cidade. A ideia surgiu em 2005 de uma necessidade, quando a escola teve muitos de seus equipamentos de informática e merenda escolar roubados, além de toda bagunça e estragos deixados pelos meliantes.
O projeto apresentado pela APP para arrecadar dinheiro para reequipar a escola era muito ousado, uma vez que esse tipo culinário (feijoada) era incomum em eventos festivos. Mas como é característica do povo desta cidade, o evento foi um sucesso. O espírito de voluntariado prevaleceu e foi mais forte que tudo. Um grande número de voluntários se doou de corpo e alma para a organização. Foi gente para todos os lados da cidade em busca de prendas para o bazar, rifas, roda da fortuna, ... Gente à procura de lenha, de feijão, carne de porco todos os demais ingredientes de uma feijoada.
O dia do evento é outra lembrança que nunca se apagará da história de Pomerode: muitos voluntários trabalhando incansavelmente e o povo colaborando, se solidarizando com a Família Amadeu.
A Feijoada se repetiu no ano seguinte novamente com sucesso. Depois disso, nunca mais parou. O evento foi se aprimorando ano após ano, e agora já completa sua 13ª Edição.
Considerada a melhor Feijoada da cidade, o segredo do sabor não está apenas nos ingredientes bem selecionados. O maior e melhor ingrediente é o espírito de solidariedade, de companheirismo e voluntariado.
É com esse mesmo espírito que a grande família Amadeu da Luz está novamente nas ruas, arrecadando brindes, fazendo orçamentos, vendendo cartões de feijoada e cuca. Tudo isso, novamente, de forma voluntária e com grande satisfação. Assim é o povo dessa Escola.
A 13ª Feijoada já está sendo organizada para o povo desta cidade e arredores.  Todo lucro arrecadado é revertido em favor dos alunos, com melhorias na estrutura escolar, aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos. Este ano a Feijoada do Amadeu acontecerá no dia 24 de junho, na Sociedade XV de Novembro (antigo Salão Lindemann). As atrações, além da mais deliciosa e tradicional Feijoada, são as mais variadas possíveis: roda da fortuna, pescaria, bazar.  Não dá para perder, pois só acontece uma vez por ano.

Pai: Jair Conrado Klebber

Nenhum comentário:

Postar um comentário