terça-feira, 20 de novembro de 2018

Dos contos de fadas para a sala de aula!


A professora Dolores Knopf Volkmann, da E.B.M. “Dr. Amadeu da Luz”, fez um projeto muito interessante com os alunos do 1º ano A e B. O projeto envolvia hábitos de leitura, conhecimento sobre contos de fadas e também dos Irmãos Grimm.
O projeto surgiu ao observar os alunos voltando da troca de livros semanalmente da biblioteca, notei que os mesmos não tinham o hábito de escolher contos de fadas para serem lidos em casa. Então questionei os alunos se eles sabiam o que eram contos de fadas e se conheciam os Irmãos Grimm, escritores deste gênero. Alguns alunos apresentavam algum conhecimento sobre este tema, porém muito restrito. Então enviei para casa uma pesquisa para os pais dos alunos responderem sobre contos de fadas e autores. A maioria respondeu que tinha o hábito de ler de vez em quando para seu filho (a). A metade dos pais citou contos dos Irmãos Grimm como sendo contos que leem para seu filho (a).”, explicou a professora Dolores.
Mas a professora achou necessário ampliar os conhecimentos dos alunos, já que são temas importantes e nos ajudam no nosso dia a dia. “Além disso, os contos ajudam as crianças a lidar com dificuldades, sentimentos e frustrações. Ensinam a diferença entre o bem e o mal e apresentam a ética e valores importantes para a vida”, comenta a professora Dolores.

Vocês devem estar se perguntando como a professora conseguiu realizar um projeto complexo como esse com uma turma do 1º ano, que ainda está aprendendo a ler e escrever. E acreditem, o projeto foi um sucesso, os alunos participaram e gostaram muito. Eles fizeram a parte ilustrativa dos livros e a professora fez a parte escrita. Mas não para por aqui, eles gostaram tanto do projeto, que fizeram uma “parceria” com o 3º ano bilíngue: decidiram fazer uma apresentação de teatro! “Uma das propostas do projeto foi a produção de alguns livros ilustrados, disponibilizados digitalmente. Os alunos fizeram a parte ilustrada dos contos enquanto a professora disponibilizou a parte escrita. Já a montagem dos livros foi feita pela nossa tecnóloga Dona Lorizete. Assim, mais alunos poderiam ter acesso ao acervo criado e utilizar os mesmos, suprindo em parte a falta de literatura alemã nesse gênero. A aquisição destes livros impressos também foi disponibilizada às famílias. Ainda destes contos tratamos de temas como: alimentação (nomes de alimentos, alimentação saudável e apresentação do que as crianças gostam e não gostam de comer), família (membros da família, nossa família, famílias de antigamente e da atualidade) e meios de transporte. Houve confecção e interpretação de gráficos. Estudamos sequência numérica até 31 e vocabulário sobre contos de fadas com o jogo Märchenspiel (jogo dos contos de fadas). Assistimos ao teatro "O flautista de Hamelin", que motivou os alunos a quererem apresentar sua própria peça teatral "Dornröschen" (A bela adormecida). Para isso, os 1º anos contam com o auxílio dos 3º anos bilíngues, que são os narradores do teatro”, contou a professora Dolores.

E o projeto ainda foi elaborado em língua alemã, o que ajudou os alunos a ampliarem seus vocabulários. Ou seja, os alunos aprenderam mais sobre o gênero textual, ampliaram seus conhecimentos na Língua Alemã e Portuguesa, e acima de tudo, se divertiram muito. E a professora Dolores finalizou com a seguinte fala “Os objetivos do projeto foram alcançados, pois os alunos ampliaram seus conhecimentos prévios referentes ao gênero textual contos de fadas e Irmãos Grimm. Também houve ampliação de vocabulário na Língua Alemã referente os temas citados. Além do que, compreenderam a importância da alimentação saudável, a utilidade e a importância dos meios de transporte e que as famílias são diferentes, mas o que importa é o amor que as une.”




Stefani Luana Siewerdt, 9º ano A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário