segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A RESPONSABILIDADE DE UMA SECRETÁRIA DE ESCOLA

Como toda escola, a EBM Dr Amadeu da Luz também tem uma secretária que se chama Rosa Maria Landeira Beck. Ela conta que iniciou no serviço público em 1991, em um Centro de Educação Infantil, no bairro Garcia, em Blumenau. Em seguida, trabalhou na EBM Prof. Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista. Nesta escola estudou do jardim até a 8ª série. Trabalhou também na EBM Lauro Mueller e EBM Paulina Wagner ainda no município de Blumenau, perfazendo uma somatória de 13 anos de trabalho como funcionária efetiva na Secretaria de Educação neste município.
Em 2004 iniciou como secretária de escola efetiva em Pomerode, na EEBM Prof. Vidal Ferreira, antiga Pomerode Fundos. “Nesta saudosa escola trabalhei quatro anos e meio e solicitei transferência para a EBM Dr Amadeu da Luz onde exerço a função há pouco mais de três anos”, comenta Dona Rosa.
Diz também que se identifica muito com a função de professora alfabetizadora. Sua formação é em Pedagogia e tem Especialização em Psicopedagogia. Atualmente, cursa o IV semestre em Ciências da Religião na Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Ela conta que trabalhou em uma empresa privada como arquivista e secretária no departamento de contas a pagar. Na prefeitura Municipal de Blumenau exerceu a função de atendente de creche, atendente de biblioteca escolar e operadora de serviços administrativos escolares. Também já trabalhou em serviços temporários como operadora de caixa na Oktoberfest, em Blumenau e Festa Pomerana, neste município.
Dona Rosa diz que gosta muita da EBM Dr Amadeu da Luz, mas que também gostou muito das experiências nos outros lugares onde trabalhou. “A EBM Dr Amadeu da Luz está inserida na comunidade onde moro com a minha família. É uma comunidade de beleza exuberante! Conquistei muitos amigos aqui!”
Fala que todas as funções que exerceu foram difíceis, pois precisam de perseverança, tranquilidade e amor e que a simpatia no atendimento é essencial. “Na função administrativa dentro de uma escola todo dia é um dia, nunca um dia é igual ao outro. Estamos sempre ensinando e aprendendo com as crianças e adolescentes, com as famílias, com os colegas de trabalho. É uma troca de saberes”.
Fala também que as atribuições à profissão são muitas, todas com responsabilidade e zelo. Resumindo, o(a) secretário(a) de escola é a comissão de frente na maioria dos estabelecimentos de ensino, o impacto de receptividade do educandário.
Entre suas funções está a preparação de relatórios para a Secretaria de Educação e Administração da Prefeitura, responder pelo Censo Escolar, emissão do Boletim Escolar, matrículas, rematrículas e transferências dos alunos, participação nas reuniões e na construção do PPP da escola e atendimento ao público em geral.
Dona Rosa tem uma convivência muito boa com os alunos e professores onde trabalha. “Considero o dom de saber ouvir uma dádiva de sabedoria. Cada um tem a sua especificidade e a paciência torna-se uma excelente parceira na convivência mútua. Estou muito contente pela oportunidade de poder falar um pouco da profissão dentro da escola, onde convivo com aproximadamente 400 pessoas, entre alunos, professores e demais servidores.”
Finaliza com a seguinte mensagem: “As pessoas entram e saem de nossas vidas, porém elas jamais vão sós, sempre deixam algo de si e levam algo de nós.”

Jornalista Mirim: Nathan Heinz Tiedemann

Nenhum comentário:

Postar um comentário