quarta-feira, 21 de setembro de 2011

AULAS DE ORATÓRIA: MEDO OU VERGONHA?

            No mês de maio, a professora Gislene Oss-Emer de Língua Portuguesa, começou a exercitar aulas de oratória com os alunos da 8a série. As aulas acontecem na sala multidisciplinar e no laboratório de informática durante o período destinado ao Empreendedorismo.
            Numa aula de oratória é colocada em prática toda a teoria sobre a arte de falar em público. Segundo a professora, o objetivo deste trabalho é incentivar os alunos a vencer o “medo” de se exporem e desenvolver suas habilidades, pois, como empreendedores, devem saber lidar com seu público.
            Para isso, os alunos assistiram a um vídeo do palestrante Mario Persona sobre a importância da comunicação e como falar em público. Depois, cada aluno escolheu um tema: família, escola ou as empresas formadas na disciplina de Empreendedorismo para falar à classe durante um minuto, com o microfone, enquanto era filmado. Assim, a professora e a Tecnóloga Educacional, Dona Lorizete Pegorini, que prepara os equipamentos utilizados nas aulas, assistiram aos vídeos e fizeram uma análise geral e individual.
            Todos os alunos ficaram empolgados com a atividade, porém, muitos demonstraram nervosismo na hora de falar. A maior dificuldade apresentada pelos alunos, segundo a professora Gislene, foi evitar os vícios de linguagem. Já a aluna Fernanda Laís Wachholz achou difícil ter que falar parada na tribuna, mas gostou da atividade, pois ajudou a perder o medo de falar em público.

Jornalista Mirim: Luísa Dallmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário