terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que os ovos x bolinhas de ping pong tem haver com a tabuada de 2?


Durante o segundo bimestre, na Escola Básica Municipal “Dr. Amadeu da Luz”, os alunos do 2º Ano Bilíngue, da professora Viviane B. Spiess realizaram uma atividade que tinha por objetivo mostrar como a tabuada do 2 é construída, ou seja, adição de números iguais, podemos transformar em multiplicação.
Além das possibilidades apresentadas na apostila OPET, cédulas e muitos desenhos, de acordo com a professora para atingir esse objetivo e explicar o conceito usando material concreto foram utilizados uma caixa de ovos e bolinhas de ping-pong.
Essa ideia surgiu ao ver o circuito montado para os jogos internos, quando durante uma das atividades propostas as crianças deveriam transportar as bolinhas de uma caixa de ovos para a outra, comenta a professora.
A professora também frisou que a utilização de bolinhas de ping-pong foi motivada pela semelhança entre elas e os ovos, e, portanto elas encaixam direitinho dentro da caixa, dando condições ao seu uso.
A montagem correta, sabendo justificar a razão de dispor as bolinhas na caixa e fazendo a relação com o conteúdo da tabuada de 2, foi o critério de avaliação, enfatiza a professora Viviane.
Esta atividade foi realizada em sala de aula com a participação de todos os alunos. Os mesmos tiveram que manipular e tentar associar os objetos com o conceito de multiplicar.
A professora pretende continuar esta atividade, ampliando para as demais tabuadas, utilizando esse recurso e pesquisando novas possibilidades.
Conversei com alguns alunos do 2º Ano Bilíngüe e eles me responderam: O aluno Lucas Mueller disse que esta atividade mostra como contar de dois em dois, achou difícil porque pensava que fossem ovos de verdade, e que poderiam quebrar, depois viu, pegou as bolinhas e ficou divertido. O aluno Jeremias Casa disse que a atividade nos mostrou as contas de vezes, não teve dificuldade de entender o assunto, foi mais fácil entender com a caixa de ovos e as bolinhas. E a aluna Stefani Luana Siewerdt me respondeu que esta atividade nos mostrou as contas de vezes juntando as bolinhas, não teve dificuldades para entender o assunto, foi mais fácil aprender usando as bolinhas e a caixa de ovos.

Jornalista Mirim: Josi Tainara Bauer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário