segunda-feira, 7 de maio de 2012

26 anos de muitas emoções


          No dia 19 de março, nossa diretora Dona Karin Raduenz Hoeft completou 26 anos de Amadeu. Leciona em nossa escola desde 1986. Veio à convite do professor de educação física da época, Sr. Valdir Cordova dos Santos. Ele a avisou da vaga de professor de História e Geografia de 5ª e 6ª série. Dona Karin conta que desde pequena sempre gostava de brincar de professora, e até hoje seu quadro negro está pendurado no rancho de sua casa.
            Além da função que exerce atualmente, de diretora, já lecionou as disciplinas de educação física, história, geografia, artes, E.M.C. (Educação Moral e Cívica) e ensino religioso. Desde que começou já lecionou em outras escolas, EBM Almirante Barroso, EBM Olavo Bilac, Colégio Sinodal “Doutor” Blumenau, EM Dr. Bonifácio Cunha e EM Profª Damaris Frahm (hoje desativada). É Diretora desde 2005, quando aceitou deixar a disciplina de Educação Física para exercer a função. Diz que assumiu a direção pelo amor e comprometimento que conquistou nos 19 anos de educação física. “Muitas vezes já pensei em retornar para a Educação Física, penso nisso com bastante frequência, por vezes coloquei em oração, mas sinto que minha missão como Diretora ainda não terminou”, complementa a Dona Karin.
            “Os anos de trabalho na escola foram maravilhosos, com muitas conquistas. Mesmo em 1986, quando a escola possuía pouco material para trabalhar com os alunos -  não havia quadra, nem rede de voleibol, lecionar era muito gratificante. Os alunos sempre interessados, participavam com afinco, sempre se destacavam em competições, eram determinados e jogavam com amor a camisa. Isso sempre me emocionou muito. Os pontos negativos foram os furtos que aconteceram, em 2001 e o último em 2005, após ter assumido na direção. Foi muito triste.” lembra a diretora.
            A Dona Karin conta que procura sempre dar o seu melhor, cumprir todos os compromissos, metas, principalmente em relação à aprendizagem dos alunos. Tem muitas idéias, muitas mudanças que gostaria de realizar na escola, mas são necessários recursos financeiros e tempo. “Manter a escola hoje, tem um custo muito alto, mas iremos conseguir, pois muito já mudou durante todo este tempo de direção.”
            “Fico feliz com esta comunidade, os alunos, a equipe de professores e funcionários que são maravilhosos. Fico feliz quando vejo nossos ex-alunos bem encaminhados na vida, isto é gratificante e não há salário que pague este sentimento. Pois você, como educadora, contribuiu para o desenvolvimento desta pessoa”, explica a Dona Karin.
            Quando a aposentadoria chegar ela diz que, “a primeira coisa que me vem a cabeça em relação é a prática de atividades físicas”. Cuidar da sua saúde, pois a rotina na direção é muito desgastante. Quer compensar o tempo perdido. Quer viajar, conhecer o Brasil e o mundo.
Jornalista Mirim: Bruna A. Schumann

Um comentário: