segunda-feira, 14 de maio de 2012

Água - Diferentes informações aumentam a possibilidade de aprender mais


          No dia 22 de março foi celebrado o Dia Mundial da Água. Para comemorar o evento, nos dias 22 e 23 de março, a SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) realizou ações visando o uso consciente do consumo da água. Os alunos do 6º ano á 8ª série fizeram uma visita a Estação de Tratamento de Água (ETA 2), acompanhados dos professores Marcos Vinicius Wegher  (profº de Ciências), Iran Frello de Oliveira  (profº de História) e pela Orientadora Educacional D. Aurea Fereira. A visita durou aproximadamente 40 minutos e a condução foi patrocinada pela SAMAE.
               O objetivo desta visita é a oportunidade dos alunos conhecerem o processo de tratamento de água, desde a sua captação até a distribuição em nosso lar. “Acredito que esta visita pode influenciar no comportamento dos alunos em relação ao desperdício, pois os estudantes tiveram a oportunidade de ver que quanto mais desperdiçamos mais difícil fica o trabalho na SAMAE”, assegura o professor Marcos.
Segundo o professor Iran, esta aula passeio tem sua importância, pois “quando a criança sai de seu espaço comum da sala de aula, normalmente adquire novas e diferentes informações e aumenta a sua possibilidade de aprender mais. Neste caso, essa visita tem a intenção de conscientizar os alunos em relação a importância da água na vida dos seres vivos e consequentemente a importância de economizar esse bem tão precioso em todas as atividades humanas. Muita gente tem consciência de que a água potável possa faltar no futuro, porém, falta muito ainda para que possamos dizer que nossa população está colaborando. Podemos comprovar isso, quando fazemos a cada ano, uma limpeza no Rio do Texto, em Testo Alto, quando ‘caminhões’ de lixo são tirados do rio.”
     O professor Marcos afirma também que a população pomerodense não está colaborando para que não falte água potável no futuro, pois constantemente vemos pessoas molhando a rua, lavando calçadas em épocas em que existem racionamentos. Essa visita ao SAMAE já aconteceu em outros anos, porém não da mesma maneira em que aconteceu neste ano, pois em outros anos levávamos somente as turmas do 6º ano que estudam este conteúdo.
    Para o professor Iran, somente pela educação é que mudaremos as mazelas que o mundo, a sociedade e o planeta passa. Como diz Carlos Rodriguez Brandão sobre a educação e a importância da escola “A escola não muda o mundo, a escola que muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”. Sendo assim a SAMAE  junto com a escola fazem o papel de preservação do Meio Ambiente, o aluno pode ser um agente modificador das relações de consciência ecológica do país.
     O aluno Nathan H. Tiedemann do 7º ano diz que a visita fez ele ser mais consciente, “não podemos gastar e nem desperdiçar água”. Achou muito interessante, o modo como é retirada a água do rio para ser tratada. Vai colocar em prática tudo o que aprendeu para não gastar e nem desperdiçar água.
    A aluna Sandy do 6ºano relata que aprendeu que nós não podemos jogar água fora de jeito nenhum. Tainara C. Zimdarms afirma, “aprendi a não gastar tanta água quando a utilizamos, também que devemos limpara a caixa de água de 6 em 6 meses”.
           Sem água não há vida. Apesar de alguns considerarem-na abundante, a água potável é um recurso ameaçado do planeta. Por isso devemos lembrar o quanto ela é importante e economizar.
Jornalista Mirim: Sabrina Aline Barcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário