terça-feira, 27 de maio de 2014

Desenho Geométrico como Linguagem Criadora


Professor Alceu C.
Arte educador

A criação de uma imagem para comunicar uma ideia pressupõe o uso de uma linguagem visual. Podemos verbalizar um pensamento e também visualizar o mesmo. Na análise da linguagem visual, os elementos da linguagem são denominados através do princípio do design. Compreender estas informações ou noção adquirida pelo estudo e comunicar-se com ela é um fator essencial para a compreensão do todo.

      Esta disciplina hoje esquecida promove o entendimento de outros conhecimentos na atividade humana. Proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, o pensamento divergente, aprimora a organização e estimula a criatividade. Resgatar o assunto do esquecimento é mostrar a sua importância como instrumento auxiliar no aprendizado da geometria, pois as construções com régua e compasso já aparecem no sec. V A.C. época dos pitagorianos e tiveram enorme importância no desenvolvimento da matemática grega.
       A interpretação de informações está presente tanto nos simples problemas do dia a dia como em problemas da engenharia, da arquitetura, da medicina, das artes etc. Assim, está em jogo a interpretação de informações visuais quando se trata tanto do mais simples esboço de uma figura geométrica, como o triângulo, ou um mapa que indique o caminho entre duas localidades, quando das unidades mais sofisticadas representações gráficas de registro de indicações numéricas, de plantas de objetos, de imagens impressas em fotos ou chapas de raios-X, ou imagens pintadas por artistas representando a natureza ou suas visões imaginárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário