quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ein deutsches Programm



Neste ano de 2014 nossa escola ofereceu várias sessões de cinema em língua alemã. Foram 4 até o mês de outubro, e a partir de setembro as mesmas são nas terças-feiras, conforme a disponibilidade dos professores e espaço físico de nossa escola.
            Estas sessões de cinema são realizadas graças ao resultado da pesquisa de mestrado da profª Viviane. Neste estudo realizado, uma família pesquisada apontou a falta de filmes na língua alemã. Somada a esse apontamento veio a vontade da profª Ranice de ter televisores como tecnologia em sala de aula para melhorar a pronúncia e a ampliação de vocabulário. Então, como resultado de muitas conversas, surgiu a ideia do projeto.
“O objetivo das sessões de cinema é promover o envolvimento da comunidade em eventos de letramento que envolvam o uso da língua alemã, buscando integrar a família, comunidade e escola. Então o aprendizado passa pela oportunidade destes três segmentos que constituem o cotidiano dos alunos dialogarem. Podem estar juntos, pais, filhos, professores para um momento diferente. Onde o filho pode esclarecer uma palavra desconhecida aos pais e mesmo os pais podem buscar esclarecimento de termos presentes nos filmes com os professores ou mesmo entre os pais. Busca-se um aprendizado para além das palavras. Objetiva-se uma situação real de uso, não escolarizada”, afirma professora Viviane.
            Nestas sessões são escolhidos DVD’s em língua alemã para serem levados para casa e livros. O empréstimo vem sendo feito também por pais e não só por alunos. Os filmes são escolhidos de acordo com alguma data comemorativa do mês em que o filme é exibido, ou atendendo a pedidos dos professores de alemão da escola, que após a exibição fazem uma conversa sobre o filme exibido. As sessões são abertas para o público em geral, para quem gostar ou quiser ter um contato maior com a língua alemã.
“O bom das sessões de cinema, é o contato com as pessoas, e também serem resultado de um trabalho em grupo. O número de pessoas que vêm prestigiando os filmes vêm aumentando a cada sessão; iniciamos com 14 pessoas e no mês de outubro já foram 29”, finalizou a professora.
Jornalista Mirim: Kétlen Naiara Klebber

Nenhum comentário:

Postar um comentário