sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Bicho de estimação da Letícia




De Léo para Lila

No aniversário da aluna Anna do 2º ano A, a mãe da aluna Letícia falou que tinha um bicho de estimação chamado Léo, e que sua filha queria levar o Léo para a escola. Quando ela falou qual bicho o Léo era, as professoras disseram que não!

A professora Ranice explica "neste aniversário, a mãe da aluna Letícia me contou o caso, e me perguntou se eu deixaria a sua filha Letícia trazer o Léo para as aulas do Ensino Bilíngue. Perguntei que bicho o Léo era, e então disse que sim". Na semana seguinte a professora trabalhou com as certezas provisórias e dúvidas temporárias. Como havia muitas perguntas que ela não saberia explicar, procurou ajuda com a professora de Ciências do 6º e 7º ano A, Andréa C. R. Scurato, que prontamente ajudou. "Passei as dúvidas e certezas dos alunos para a professora", diz a Frau Trapp, como é conhecida em toda a escola.
O grande dia do Léo vir para a escola aconteceu no dia 24 de novembro. "A professora Andréa começou avisando que tínhamos um problema: o Léo é uma fêmea, e não poderia mais se chamar assim", explica Frau Trapp. Os alunos e os donos do Léo ficaram surpresos.
A mãe da aluna explicou que, o agora ex-Léo, como a turma passou a chamá-lo, apareceu na sua casa há mais ou menos três anos e que desde lá não saiu mais. Ele vive na área de festas e adora quando a D. Cristiane, mãe da aluna Letícia, joga água para lavar o ambiente. Segundo Frau Trapp, durante a explicação da professora Andréa os alunos tentaram adivinhar o tamanho da língua de um sapo adulto, mas foi difícil. Também, com tanta língua era difícil mesmo. Ela pode chegar a medir de 30 a 40 cm, dependendo da espécie. Os alunos também acharam interessante que durante a alimentação o sapo precisa piscar os olhos toda vez que quiser engolir algum alimento, pois assim a musculatura da boca empurra melhor o alimento.
Depois de toda a explicação, da qual  participaram os alunos do 2º ano A,B,e C e 5º ano A, chegou o momento de pegar no sapo. Alguns alunos foram para longe sem nem arriscar um carinho, outros deixaram o medo de lado e pegaram no sapo. Para a professora, depois desta aula sobre sapos, os alunos possuem conhecimentos novos e outras lendas foram desmistificadas, como por exemplo: que o sapo joga leite venenoso. Ele possui este líquido branco, chamado popularmente de leite, mas só libera se as glândulas forem apertadas.
No final, a turma do 2º ano A discutiu sobre o novo nome que o "ex-Léo" poderia ter e chegaram a Lila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário