quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Saúde e Educação - dá certo!

Desde 2007 a E.B.M. Dr. Amadeu da Luz recebe a visita da enfermeira  chefe do Posto de Saúde de Testo Alto, Lílian Pereira, que faz palestras sobre vários temas como: higienização, prevenções e cuidados com o corpo.
O objetivo do Projeto Saúde na Escola é proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem com relação à prevenção. Todas as crianças são atendidas durante o ano pela enfermeira do Posto de Saúde, desde a Educação Infantil até a 8ª série. Cada turma é atendida individualmente. Em cada mês são atendidas duas turmas, uma no período matutino e a outra no período vespertino”, afirma Lorizete Pegorini, tecnóloga educacional e coordenadora do projeto na escola.
 A orientadora educacional, Áurea Ferreira, complementa: “O projeto está dando bons resultados, é importante esta parceria com a saúde, pois auxilia na prevenção da saúde física e mental das crianças e dos adolescentes. Este tema também é trabalhado pelos professores em sala de aula durante o ano e o projeto vem reforçar de maneira mais concreta e prazerosa os ensinamentos, visando um resultado positivo”.
São quatro anos de parceria entre saúde e escola. “Até este ano não havia trabalhado com este tipo de projeto em outra escola, mas colaboro com palestras de diversos temas em outros locais. De acordo com avaliações realizadas todos os anos, através de pesquisas junto aos alunos, percebe-se a evolução das crianças em relação aos temas abordados. Está dando bons resultados e a perspectiva para o próximo ano é dar continuidade a esta parceria, cultivando a troca de experiência para alcançar os objetivos propostos no projeto”, conclui Lílian.
De acordo com o aluno William Cardozo do 2º ano, a conversa com a enfermeira foi muito interessante. “Aprendi o que é correto fazer na higienização do meu corpo”. Já Vitor Hugo do 6º ano, afirmou que o projeto foi muito importante para aumentar os conhecimentos sobre seu corpo e também para tirar dúvidas sobre doenças que não sabia que existiam.
“Este projeto, em forma de palestras ou conversas, são momentos especiais que vivencio, pois há muita partilha. Recebo mais do que dou e o mais gratificante é ver as crianças relembrarem o que aprenderam nos anos anteriores”, finaliza Lilian.

Jornalista Mirim: Nathan Heinz Tiedemann

Nenhum comentário:

Postar um comentário