segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vereador Mirim – Gestão 2012

No dia 27 de outubro de 2011 aconteceu em nossa escola a 4ª eleição para a escolha do vereador mirim, que é um projeto da Câmara Municipal de Vereadores com o propósito de educar os adolescentes para a prática da democracia.
A eleição foi coordenada pelo professor de história, Iran Frello de Oliveira e pela tecnóloga educacional, Lorizete Pegorini. O local para votação foi a sala de informática nos períodos matutino e vespertino. Votaram todos os alunos do 4º ao 9º ano.
Segundo o professor Iran, “O objetivo é de educar o adolescente das escolas para o exercício da cidadania. Já que nosso país é uma República Federativa e Representativa, nada melhor do que treinar na escolha de quem queremos nos representando no poder político. Fazer com que o aluno se sinta como um cidadão no gozo pleno dos seus direitos, inclusive praticando seu direito de eleger alguém que vá esquentá-lo no edil Pomerodense. O Projeto consiste em contribuir na formação da cidadania dos adolescentes das escolas”.
A cada ano, nove escolas do município escolhem um aluno para ser seu representante na Câmara de Vereadores Mirim. Lá, eles levam e discutem projetos que possam melhorar a escola ou a educação no âmbito da comunidade escolar e até do município de Pomerode.
Para ser um vereador mirim, um dos requisitos é estar cursando o 7º ou 8º anos. Na Escola Básica Dr. Amadeu da Luz candidataram-se: Julie Marcela Lemke do Partido Estudantil Escolar – PEE; Mateus Ramlow Silva do Partido do Aluno Amadeu – P do AA; Débora Evelyn Scheid do Partido Doutor Amadeu da Luz – PDAL; Gilmar Pein Júnior do Partido do Estudante – PE; e Bruna Rothbarth do Partido Amadeu em Ação – PAA. Todos fizeram suas campanhas expondo suas propostas em cartazes colocados nas paredes da escola.
A Amadeu da Luz será representada pela vereadora mirim Julie Marcela Lemke que obteve 40,72% dos votos e pelo suplente Mateus Ramlow Silva que obteve 21,27% dos votos válidos. O mandato dos vereadores será de março de 2012 a março de 2013.
Parabéns! Contamos com vocês, Mateus e Julie!
                                                                                                                     
Jornalistas mirins: Vitor Luis Paini e Ana Carolina Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário