sexta-feira, 21 de junho de 2013

História com Teatro


Nos dias 19 e 20 de junho alunos dos 8ºs anos A e B apresentaram o conteúdo de História em forma de teatro. O tema trabalhado foi A Escravidão no Brasil e na América Latina. As peças exibidas tiveram como enredo a poesia de Castro Alves – O Poeta dos Escravos - “Tragédia no Lar”. A mesma retrata a situação em que um bebê negro é arrancado de sua mãe escrava pelo seu senhor e dono. O fato de inserir Castro Alves no enredo das peças se deve a parceria com a Bibliotecária Roseli Loock dos Santos que desenvolve na escola o Projeto Ciranda da leitura e por sua sugestão, o poeta e sua poesia entrarem no contexto da história.
Os atores mirins e amadores tiveram um tempo de aproximadamente 2,5 meses para produzir e preparar os enredos, roteiros, cenários e figurinos para se apresentarem para suas referidas turmas. Em cada peça era retardo e força o negro escravo no trabalho forçado pelos seus senhores e a humilhação a que eram submetidos. Desta humilhação e submissão ao trabalho degradante, emergiu também a força para reagir contra seus senhores. Em sua encenação, expuseram que organizados os Haitianos tomaram o poder e formaram a primeira república negra que a história da humanidade conta. Mostraram as formas de reação contra seus senhores como enfrentamento direto, envenenamento, lutas e fugas para construírem foram dos engenhos, fazendas e senzalas.
Em cada grupo que apresentava seu teatro oi mesmo na plateia, via-se a empolgação dos alunos por poder expressar através da arte seu conhecimento aprendido nas aulas de história e a certeza que nunca mais esquecerão a como foi importante a participação dos africanos na construção de nosso pais e que a luta contra toda e qualquer injustiça deve sempre ser valoriza, incentivada e apoiada. Parabéns a todos e todas!
Prof. Iran Frello de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário