segunda-feira, 24 de junho de 2013

Hora do conto



Esta semana, algo diferente aconteceu durante a Hora do Conto para as turmas da Educação Infantil ao 5° ano: devido à nossa Ciranda da Leitura deste ano ter como tema “Poesia”, a história escolhida para ser lida foi “Poemas para Assombrar”, de Carla Caruso.
Para tornar este momento especial e atrativo, decidi aproximar os alunos dos personagens da história. Os poemas do livro tratam de monstros como Bicho Papão e Lobisomem. Mas a parte em que fala da bruxa tinha de ser apresentada de forma especial... Então, através da descrição que o livro traz do personagem, criei um figurino. Usei uma narração gravada do poema, com direito a trilha sonora, e interpretei o papel da bruxa. Foi um momento onde sentimentos se misturaram: alguns ficaram com medo ao ver tal personagem entrando em cena, acompanhado por uma música de suspense, mas ao mesmo tempo, a encenação foi engraçada e todos acabaram se divertindo.
Após a apresentação, os alunos do 4° ano A disseram ter gostado da história sob forma de poema com rimas engraçadas. A educação infantil pediu: “conta de novo dona Rose!”, mas se questionados quanto à parte que mais gostaram, todos são unânimes em responder: “A parte em que a bruxa tropeça e cai!”
Gosto muito desta maneira de contar histórias, pois a criança é levada  a conhecer outros mundos e dá vida aos seus sonhos através da leitura, além de contribuir para o desenvolvimento infantil por despertar emoções e valorizar sentimentos através da magia e da atração das histórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário