quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

APRESENTAÇÃO 4.A BILINGUE. LEHRERIN PATRÍCIA

No dia 11 de novembro na Alemanha é comemorado o dia de São Martinho, segundo a tradição, ele era um soldado que ao ver um mendigo na rua em uma noite fria cortou parte do seu manto para aquecer o pedinte. Depois do ato, Jesus teria agradecido em um sonho e Martinho deixou o exército para se dedicar a igreja.

Para muitos, a procissão das lanternas marca o início do período de introspecção para o advento. Nessa época do ano escurece muito cedo na Alemanha: antes das cinco da tarde já é noite e as lanternas simbolizam o ato de trazer uma nova luz ao mundo.

A confecção das lanternas é uma das partes mais importantes do processo. Em algumas escolas, as crianças fazem o trabalho em sala de aula ou em casa com seus pais.

Dentro das lanternas de papel as crianças carregam velas acesas e, para evitar acidentes, as estruturas de papel são presas na ponta de uma vareta. Muitos pais optam por velinhas a pilha, mas o efeito é o mesmo: um monte de crianças, encasacadas até as orelhas, carregando lanternas e cantando pelas ruas.  Existem várias musiquinhas, e a principal é esta:                 



Laterne, Laterne,
Sonne, Mond und Sterne.
Brenne auf, mein Licht,
brenne auf, mein Licht,
aber nur meine liebe Laterne nicht!

(Lanterna, lanterna! Sol, lua e estrelas! Queime, minha luz! Queime, minha luz! Mas a minha amada lanterna não!)

Laterne, Laterne
Sonne, Mond und Sterne.
Wenn es dunkel ist,
wenn es dunkel ist,
ja dann seht ihr erst wie schön das ist.

(Lanterna, lanterna! Sol, lua e estrelas! Queime, minha luz! Quando está escuro, quando está escuro, então se pode ver o quanto é lindo).

Que tenhamos uma linda “ Laterneumzug”  no dia 17.12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário