terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Nossa maneira de ajudar o meio ambiente

Na segunda quinzena de outubro foram colocadas nas salas latas para a coleta de raspas de lápis, que serão usadas como adubo e proteção em todos os canteiros da escola. A ideia é aproveitar as raspas, pois jogamos fora milhões de árvores, e assim podemos reaproveitar para ajudar o meio ambiente e evitar o desmatamento.
O ciclo da fabricação do lápis começa quatro meses depois que as sementes são cultivadas e então são plantadas nos parques florestais. Após três anos, faz-se a colheita parcial e ao final de 14 anos ocorre a colheita final, quando outras mudas são plantadas em seus lugares. Começa então o processo de industrialização da madeira: as toras com mais de 14 centímetros de diâmetro são levadas para a fábrica. A madeira é cortada em tabuinhas e recebe um tratamento especial de secagem e tingimento, ficando ainda mais macio, o que facilita o apontamento do lápis. Após isso as tabuinhas prontas ficam armazenadas e descansam durante 60 dias. Aí o lápis começa a tomar forma: uma máquina abre canaletas nas tabuinhas, onde são colocadas as minas de grafite ou de cor. Eles são pintados,  envernizados, apontados e carimbados com sua determinada marca. Depois de embalados, os lápis estão prontos para serem comercializados. O lápis demora 6 meses para se decompor depois de seu uso, segundo informações constantes no site: faber-castell.com.br/html/internacional/ciclo.htm.


A ideia surgiu da equipe administrativa da escola. "Eu acho muito importante a ideia,  pois, quanto mais reutilizarmos, mais desmatamento evitaremos e não estaremos simplesmente jogando fora a madeira e a própria lata depois de ser usada", diz a tecnóloga Lorizete Pegorini.
As latas foram doadas pelos alunos e funcionários da escola, e os funcionários confeccionaram  as mesmas para todas as salas da escola. A professora Scheila finalizou dizendo que além de auxiliar na separação do lixo na escola e na conscientização do reaproveitamento de materiais, nossos canteiros ficarão lindos, protegidos e adubados.
Materiais necessários para a confecção das latas: latas, Primer para metais, tinta para artesanato (pva), tinta látex ou acrílica, pincel e verniz acrílico à base de água.
Se alguém quiser usar essa ideia para sua vida, dona Lorizete  lembra que  antes da pintura é necessário lavar bem a lata com água e detergente; depois deixar a lata ficar bem sequinha e passar o fundo preparador (Primer) e só depois pintar a lata, para que ela não enferruje. Por último o verniz. Agora mãos à obra e usar da criatividade!



Eduarda Duarte e Yohanna Lemke

Nenhum comentário:

Postar um comentário