O professor montou um roteiro de pesquisa e produção do material que consistia em buscar as informações sobre a Segunda Guerra Mundial em materiais impressos (livros didáticos e paradidáticos, filmes e sites) para a construção dos textos.
Foi utilizado como modelo, o Boletim Informativo da escola, o “Amadeu em Foco”, o qual, em acordo com os alunos, foi chamado de “Jornal da História”. Os 36 alunos da turma formaram grupos com dois ou três integrantes, fazendo um total de 14 grupos. “Definimos os temas e cada jornal, editado pelos grupos, deveria conter um editorial, uma coluna de informações sobre curiosidades, quatro a cinco notícias e de duas a quatro fotos. Posteriormente, estes jornais foram impressos, apresentados para a classe e acabaram levados à Mostra Interna e Municipal de Projetos Pedagógicos”, conta o professor.
Os tópicos abordados pelos grupos foram os seguintes: O Cenário da Guerra, A presença do Brasil, EUA, URSS na Guerra, Holocausto, Ciência nazista, Os ataques, A Inglaterra, Polônia, França, URSS, As consequências da guerra, entre outros.
O trabalho foi avaliado através da produção e participação dos alunos durante o processo de elaboração e pela apresentação do mesmo à classe.
A aluna da 8ª série, Jenifer Utpadel, disse que achou o trabalho muito interessante, pois adquiriu conhecimentos e aprendeu com o seu próprio esforço. A maior dificuldade foi encontrar o assunto certo na internet. Ela teve que pesquisar sobre a ciência nazista e sobre os métodos brutais dos nazistas nos campos de concentração.
Jornalista Mirim: Josi Tainara Bauer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário