quarta-feira, 11 de julho de 2012

Conhecendo os idosos da nossa família


        “Os idosos de minha família” foi o tema trabalhado pelas turmas do 1º ano A e B, com a professora Marquelin de Oliveira. O tema é sugestão da apostila de Ensino Religioso. Para melhor vivenciar e valorizar essas pessoas tão queridas, a professora sugeriu que a turma convidasse um avô ou avó, disponível para vir à escola contar sobre como é ser um idoso. A visita ocorreu no dia 24 de maio, com o avô Raul Duwe da aluna Esther.
Segundo a professora, as crianças estavam ansiosas na esperança de ouvir muitas histórias de antigamente. “Quando sentamos numa ‘roda de conversa’ ele nos contou sua idade e revelou que ainda trabalha em casa junto com sua esposa montado brinquedos. Também comentamos a importância do abraço no ‘opa’ e na ‘oma’, da obediência e de dizermos como eles são importantes em nossas vidas. No meio da conversa surgiam as perguntas: Do que o ‘opa’ brincava quando era criança? Seus pais eram bravos? Também aproveito e questiono: como o ‘opa’ espera que essa geração trate os idosos agora no presente e futuramente?”.
O senhor Duwe respondeu a todas as perguntas com muito carinho, amor e respeito. A duração da visita foi o período de uma aula (45 minutos). Este é o primeiro ano que acontece essa experiência com Dona Marquelin, que já trabalhou com projetos parecidos em outra escola, mas não lecionava a disciplina de Ensino Religioso. Sendo assim, a ideia de trazer uma pessoa de mais idade surgiu neste ano.
A professora Marquelin diz ainda que a experiência foi maravilhosa, “se existisse a possibilidade de continuar trabalhando este conteúdo por mais tempo, traria novamente um parente para conversar com a turma”. Se algum professor quiser fazer uma atividade parecida, a professora sugere realizar com mais tempo, “pois é um momento diferente e as crianças tinham mais perguntas e gostariam de ter ouvido mais histórias”.
Os alunos acharam legal, “ele nos contou um monte de coisas de antigamente e de quando ele era pequeno. Também nos chamou a atenção às brincadeiras, entre as mais legais estavam: clica e esconde- esconde”. A maioria dos alunos não conhecia o Sr. Duwe.
Jornalista mirim: Sabrina Aline Barcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário