sexta-feira, 24 de maio de 2013

Um pouco da Grécia nas aulas de artes



      Ao longo do 1º bimestre as turmas dos 8º anos A e B realizaram um trabalho sobre a Arquitetura Grega baseado nas colunas Dórica, Coríntia e Jônica produzido na aula de Artes com o auxilio do professor Alceu C., que durou em média, seis aulas.
           De acordo com o professor, esse trabalho é uma sugestão contida na apostila didática. Ele já foi realizado em outros anos, porem, não com a mesma técnica de desenvolvimento, nunca nesse nível avançado.
           Cada aluno foi orientado pelo Alceu, a qual modelo de Coluna Grega haveria de desenhar e colorir:
- Coluna Dórica: foi a primeira e a mais simples das ordens arquitetônicos. O acabamento no alto da coluna (ou capitel) é extremamente simples, a parte que assenta sobre os capitéis (ou arquitrave) é larga, maciça, sem rebuscamentos.
- Coluna Coríntia: possui um capitel com formato em flores, o mais antigo exemplo dessa coluna é o Templo de “Apollo Epicurius em Bassae” na Arcandia, 450- 420 A. C., possui uma precisão de detalhes que visava uma expressão de luxo e poder. Porem há poucos exemplos de colunas coríntias na Grécia.
- Coluna Jônica: é representada em seu fuste, a imagem de dois círculos, em formato de caracol. Temos como exemplos de templos estreitamentos ligados com a ordem jônica: o Templo de Atena “Niké”, o tesouro de Delfos e o “Patenón”.
         “A cada ano tenho uma nova surpresa agradável com os resultados das obras, e neste ano não foi diferente, já que os alunos são muito zelosos e caprichosos.” Finaliza o professor.
         Os alunos também adoraram essa ideia diferente: “Eu achei bem interessante, pois aprendemos um pouco sobre a arte grega e como que eram os templos.” Diz Gheorge Utech, do 8ºano A. Já a aluna Aline Duwe do 8º ano B afirma que achou muito divertido esse trabalho, pois aprendeu tudo passo a passo. Exigindo muita paciência, e que também foi muito interessante. Charles Porath, 8º ano B, afirma: “Foi legal, pois aprendemos mais sobre a arquitetura do passado”. A aluna Mayara Gustmann finaliza: “Achei interessante por que adquirimos bastante conhecimento e foi bem legal pintar esses grandes monumentos históricos onde existem vestígios até hoje”.
Jornalistas mirins: Kétlen Naiara Klebber, Laica Nicole Rahn e Sabrina Aline Barcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário