sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

REVIVENDO O PASSADO


Aproveitando o primeiro capítulo do livro didático de Português, que traz um texto de memória escrito por Zélia Gattai juntamente com o tema escolhido para a Olimpíada de Língua Portuguesa desse ano (Memórias sobre  “o lugar onde vivo”), a turma do 7º Ano A organizou uma mostra de antiguidades, que está exposta na biblioteca da escola.
Cada aluno revirou o baú e trouxe para a sala artefatos antigos que pertenceram aos pais, avós (os populares opas e omas), inclusive bisavós e até a vizinhos e conhecidos.
                Apareceram itens bem pitorescos, como louça (com aproximadamente 100 anos), certidão de confirmação escrita em alemão, com letra gótica, roupas confeccionadas pelos próprios usuários, lampião e ferros de passar roupa que utilizavam brasa, além de fotos e moedas antigas.
                Para a professora Scheila, a coincidência dos assuntos veio a calhar, uma vez que propostas como essas despertam a curiosidade de todos. Todos os que passam pela biblioteca “perdem” um minutinho para apreciar as antiguidades; e, se “recordar é viver”, certamente alunos e professores podem refletir sobre o passado para tentar entender melhor o presente, verificando inclusive as facilidades que a vida moderna pode proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário