quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Coisas que Pomerode fala



Entre os dias 29 e 30 de outubro, os alunos dos 7ºs anos da nossa escola tiveram uma aula muito diferente com o tema variação lingüística de Pomerode: fizemos um curta-metragem!
                A partir dos causos, gênero textual estudado no bimestre anterior, estudamos um pouco sobre variação lingüística, que são as diferentes formas de falar relacionadas a fatores como idade, sexo, escolaridade e grupo social. Percebemos que em Pomerode há uma forma bem peculiar de falar por causa do bilingüismo e com isso elaboramos um “Manual de sobrevivência em Pomerode”, uma espécie de minidicionário com termos regionais. Nossa tecnóloga, Dona Lorizete Pegorini, sugeriu que transformássemos o dicionário em um curta-metragem.
                Assim, a turma se mobilizou para escrever um roteiro que contemplasse formas únicas de falar e se caracterizou para a gravação. Como cenário, utilizamos a casa enxaimel da família Strutz, gentilmente cedida pelo proprietário.
                O objetivo foi  perceber as variações lingüísticas como um fenômeno social que deve ser respeitado. Segundo a professora de Português, Scheila Maas, a atividade foi ótima. “Acho que os alunos curtiram o passeio e a gravação. Vamos esperar o término da edição para fazermos o lançamento no dia 19. Será um evento bem especial, aberto a toda a comunidade escolar”.
                A ideia foi fazer algo bem humorado, leve, que distraísse as pessoas. “Foi interessante, foi uma aula diferente, porque assim podemos ver e aprender mais sobre a cultura alemã”, diz a aluna do 7º ano B, Ketin Friedel.
                A gravação poderá ser conferida depois do dia 19 no blog da escola e também no Youtube, com o título “Coisas que Pomerode fala”. A professora ainda salienta que em nenhum momento houve a intenção de ofender alguém ou um grupo de pessoas, afinal, temos de ter a capacidade de rir de nós mesmos. "Isso é um ato civilizatório, que nos torna mais humanos." (Júlia Henrieta Volkmann)

Nenhum comentário:

Postar um comentário