As turmas dos 8ºs
anos da Escola Básica Municipal Doutor
Amadeu da Luz viveram uma experiência bastante diferente já no primeiro
semestre deste ano. A partir de um projeto desenvolvido nas aulas de Língua
Portuguesa com a professora Scheila Maas, financiado pelo Instituto Robert
Bosch, as duas turmas tiveram a missão de desenvolver uma revista voltada ao
público teen. É difícil mensurar o
tanto de desafio que está envolvido neste projeto. Ele é resultado de um
trabalho de muitas mãos.
Um dos objetivos é
melhorar a capacidade de leitura e escrita entre os alunos dos anos finais do
Ensino Fundamental. Desde o início,
pensou-se em algo que pudesse ser manuseado, compartilhado, lido e relido por
alunos, pais, familiares e comunidade escolar, porque os textos escolares fazem
mais sentido se são lidos por outras pessoas, além do professor. Desse modo, optou-se por uma revista, suporte
de gêneros textuais mais democrático e atemporal que um jornal.
Assim, no início do
ano letivo começaram as discussões pelo nome da revista, das seções que a comporiam
e os integrantes da equipe. Tivemos a ajuda da jornalista do Jornal de
Pomerode, Tatiane Hansen, que nos trouxe muitas dicas importantes; da tecnóloga
Lorizete Pegorini, que tanto contribuiu com a parte tecnológica; da professora
Viviane B. Spiess, que mediou as conversas com o Instituto e auxiliou na parte
teórica; além de tantos outros, que seria impossível nomear todos.
As seções, os textos
da revista, a escolha das imagens e inclusive a diagramação da revista é
resultado do trabalho e pesquisa dos alunos, ou seja, a revista é direcionada
ao público teen, geração 2017, que tem a fama de estar ligada o tempo
todo em 220V!!
Em julho foi lançada
apenas a 1ª edição, pois em novembro haverá outra. A turma do 8º ano A lançou
a “Teen Magazine” e o 8º. B, a “Print da Galera”. Para acompanhar o que foi
assunto na revista, você poderá acessar a versão on-line no blog da escola
Amadeu da Luz: http://amadeudaluz.blogspot.com.br.
Professora de Língua
Portuguesa Scheila Maas
Nenhum comentário:
Postar um comentário