Esses recursos digitais trabalhados são aplicativos e programas altamente valorizados no mercado de trabalho, de modo que possam aprofundar o conhecimento de Língua Portuguesa. Ao mesmo tempo, eles aproximarão os alunos das demandas modernas que o mercado exige sobre os mais variados meios de comunicação e de produtividade.
Nesse sentido, iniciamos com os alunos dos 9º anos a ambientação com as ferramentas que o Google oferece, a saber: Google Classroom, Drive, Gmail, Google Documentos, Formulários, Planilhas, apresentação, Sites, Notas, Agendas, Youtube, etc. Usaremos ainda outras plataformas similares como a suíte de programas do Office, o programa Canva, programas de edição básica de fotos e vídeos diversos.
Esse trabalho será recorrente no ano letivo, por meio de avaliações, apresentações, escrita de textos diversos, elaboração de gráficos e planilhas, criação de sites, blogs, vlogs, criação de pequenos trabalhos editoriais e gráficos, como menus, cartazes, boletins escolares e litúrgicos, jornais, dentre outras possibilidades que os alunos trouxerem a partir das demandas que o mercado em que se inserem apresentar.
As vantagens desse tipo de trabalho são inúmeras e evidentes. Ressalto, porém, apenas uma, a que entendo meu dever (limitado) como professor: oferecer ferramentas para que saibam livremente compreender a realidade econômica e cultural em que vivem, e para que saibam como sair dela (ou que lá possam permanecer, se assim o quiserem). (Professor Filipe Talon Mendes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário