segunda-feira, 30 de maio de 2022


No Brasil, a Semana de Oração pela Unidade Cristã ao longo da Semana de Pentecostes, justamente porque nos reconhecemos, apesar de nossas diferenças confessionais e doutrinárias, fiéis no mesmo Deus, revelado em Jesus Cristo e que se faz presente entre nós no Espírito Santo; Pentecostes é a afirmação da nossa diversidade e, ao mesmo tempo, da nossa unidade. 

O versículo escolhido como tema este ano é de Mateus 2,2“Vimos o seu astro no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, referência à estrela de Belém sobre o presépio e a visita dos reis magos (representando os diferentes povos).

A Escola Amadeu da Luz fará meditações diárias com os alunos no início dos períodos e participará do culto ecumênico na quinta-feira, dia 02, representada pelos alunos do 5º ano B, quando serão levados os donativos.


A reflexão de hoje veio do caderno Rodas de conversa”1º dia:







No caminho, por vezes, turbulento, dividido e polarizado, consigo perceber a presença de Deus para seguir em frente?


Hoje, o Oriente Médio está vivendo a experiência do exílio, provocado por conflitos violentos, extremismos políticos e religiosos, ausência de justiça. No Brasil, experimentamos as perdas de conquistas sociais importantes, vemos a pobreza aumentar, famílias irem morar nas ruas, aumento da violência e da fome.

Parte das divisões na sociedade e na Igreja é causada pelo desejo de uma posição mais elevada, com mais poder e vantagens pessoais. Jesus Cristo nos ensinou em Mt 20,16 que “os primeiros serão os últimos e os últimos os primeiros”. A ambição e a superioridade não fazem parte da Boa Nova. A Boa Nova nos desafia às experiências do bem comum e do bem viver, que são concretizados nas bem-aventuranças (Mt 5).

Neste mundo frágil e incerto, buscamos uma luz, um raio de esperança, mesmo que fraco. No meio do desamor, ansiamos por amor. Queremos o bem entre nós e para nós, mas, frequentemente, somos dominados pelo egoísmo, pela raiva e por preconceitos, e contribuímos para a ausência de esperança. Nossa confiança repousa na fé em Deus. Deus, em sua sabedoria, ao se revelar neste mundo, entrega-nos a esperança. No entanto, nem sempre estamos dispostos a percebê-la. A esperança, às vezes, excede as nossas expectativas. O dom de Deus para nós é “Espírito de amor”. O Espírito Santo sopra todos os dias e ilumina nossos caminhos, deixemo-nos guiar, sem medo, pelas veredas da amorosidade libertadora do Deus revelado em Jesus.


ORAÇÃO Deus, ilumina nosso caminho com a luz de Cristo que vai à nossa frente e nos conduz. Dá-nos discernimento e guia-nos para descobrir uma pequena manjedoura em nossos corações. Criador da luz, nós te agradecemos pelo dom desta estrela que nunca se apaga, Jesus Cristo, nosso Salvador. Que Ele seja um farol orientando a nossa peregrinação. Cura nossas divisões e leva-nos para mais perto da Luz, de modo que possamos encontrar, Nele, a nossa unidade. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário