terça-feira, 27 de março de 2018

Caixas de leite e tinta = lindas cestinhas


  No dia 19/03 segunda-feira fomos à sala de artes com a turma do vespertino para confeccionar a caixinha reciclada de leite e transformar em uma cestinha. Durante a pintura fizeram bagunça com as tintas, mostraram concentração, sensibilidade, entusiasmo e todos usaram sua imaginação e sua criatividade em cada pincelada que deram.                                                               A pintura fez parte da nossa vida em algum momento e serviu como uma forma de nos expressarmos para as pessoas e para o mundo.                                                           Pintar é divertir, interagir, desenvolver, criar e comunicar, mas tem seus métodos e critérios para que os frutos aproveitem da melhor maneira possível essa atividade que mistura, com muitas cores, a educação com o brincar. 
(http://blog.pequenostravessos.com.br/entenda-a-importancia-da-pintura-no-desenvolvimento-infantil/).
  Através da pintura as crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos, imaginações simbolizam e experiências. A pintura estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças. (http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/05/pintura-e-as-criancas-os-beneficios-de.html).
           
COORDENAÇÃO MOTORA PINÇA - O amadurecimento é essencial para que a criança consiga ter interesse pelos objetos ao seu redor e recebam o estimulo para se esticar para pegar, apertar e puxar. Com o passar dos meses, esses movimentos serão cada vez mais aprimorados dando oportunidade a buscar novos aprendizados.
            Crianças se desenvolvem e aprendem novas habilidades em tempos diferentes. Por isso não se deve ser cobrado e nem comparado com o desenvolvimento dos demais. (https://www.trocandofraldas.com.br/coordenacao-motora-infantil-desenvolvendo-no-seu-tempo/)
            As atividades que estimulam a coordenação motora fina acontecem no nosso dia a dia e em sala, entre elas temos: colagem, amassar e rasgar papel, pinturas, passar pasta na escova, abrir e fechar o zíper, entre outras.
            Acreditando na importância desses momentos, propus para as crianças a fazermos uma colagem com papel crepom e retalhos de EVA para que preenchessem dentro do espaço da figura de um coelho impresso na folha A4. Primeiro expliquei a proposta, e mostrei que só poderiam pegar um pedaço de papel ou EVA de cada vez, atentando-se sempre para o movimento de pinça ”polegar e indicador” e, só depois de fazer as bolinhas de papel crepom, em seguida passei a cola sobre a imagem e preencheram com as bolinhas que fizeram, assim que acabaram passei cola na outra imagem para colar retalhos de EVA. Durante todo o processo mostraram entusiasmo e concentração ao colarem cada pedacinho de EVA e papel crepom. (Professora Paula Zickur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário