quarta-feira, 21 de março de 2018


Este ano, a EBM Dr. Amadeu da Luz inscreveu-se pela primeira vez no Concurso Canguru de Matemática, por sugestão do aluno João Pedro Tambosi, do 9º Ano. Dos 257 alunos do 6º ao 9º Ano que foram convidados para participarem, 77 se inscreveram e realizaram as provas no dia 15 de março. Mas que concurso é este? Vamos conhecer um pouco de história.

No início dos anos 80 do século passado, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente.
Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”. Foi dessa forma que nasceu o concurso Kangourou sans Frontières (www.aksf.org) que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil (www.cangurudematematicabrasil.com.br).
Canguru sem Fronteiras é uma associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes.
A finalidade da Associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo. Fonte: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/index.php/19-sample-data-articles/joomla/100-inscricoes-2019

No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início em 2009, e neste ano, o concurso conta com a participação de mais de 300 mil alunos, representando cerca de 2 mil escolas. Deste total de alunos, 10 % serão medalhistas, distribuídos nas seguintes categorias: 1%  de ouro, 2% de prata, 3% de bronze e 4% de honra ao mérito. Neste ano de 2018, as medalhas terão um design comemorativo pelos 10 anos do Concurso Canguru no Brasil.
Concursos desta natureza estimulam o gosto pelo estudo da Matemática e fazem com que os alunos percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.
 A EBM Dr. Amadeu da Luz agradece a todos os alunos que participaram do Concurso Canguru de Matemática Brasil. Aos alunos, agora resta aguardar a divulgação do resultado, que será em 02 de maio de 2018.

Estamos torcendo por todos!

Mª Cristina Sborz Dallmann
Professora de Matemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário