terça-feira, 22 de maio de 2018

Aprender brincando, uma diversão e tanto!

O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso do governo que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O programa realiza formações com professores e coordenadores pedagógicos e também avaliações da qualidade de ensino em todo o Brasil.


A atividade que foi proposta para a turma do 3º ano B e para as professoras Marquelin de O. Maass e Dolores K. Volkamnn, juntamente com o orientador educacional Jair C. Klebber, da E.B.M. “Dr. Amadeu da Luz”, foi realizar uma espécie de “torta na cara”, a atividade foi chamada de “Responda rápido” e o tema escolhido foi animais. O jogo tem como finalidade promover a leitura individual, ressignificar conhecimentos da língua portuguesa e consolidar conhecimentos da área de ciências.

As turmas dos terceiros anos já vinham trabalhando com o tema animais, o que fez com que eles tivessem uma compreensão maior das perguntas. O projeto foi aplicado em três dias, na quarta-feira (02/05) e quinta-feira (03/05) os alunos tiveram uma breve preparação, quando para o laboratório de informática para assistir a um vídeo e conheceram também as regras do jogo e, na sexta-feira (04/05), o jogo realmente aconteceu.

O jogo aconteceu da seguinte maneira: a turma foi dividida em duas equipes, as perguntas eram lançadas em slides, e o aluno tinha que ler silenciosamente a pergunta e depois, se soubesse a resposta, tinha que apertar o botão que lhe dava o direito de responder. O aluno ia até o quadro e escrevia a resposta. Participaram da atividade vinte alunos e o jogo acabou empatado!

A professora Marquelin comenta que “as crianças estavam eufóricas, comprometidas em ajudar sua equipe marcar pontos. No final todos vibraram, pularam, se abraçaram, pois houve empate entre as equipes. Não poderia ter sido melhor!!!”, e comenta sobre realizar novamente o jogo: “Então, com certeza pretendo repetir essa dinâmica em outras situações com outros temas que ainda teremos.”

Jamille Bianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário