sexta-feira, 4 de maio de 2018

Gelatina, matemática?


A matemática está presente em nossa vida desde muito cedo. Logo que nascem, as crianças estabelecem relações entre os objetos, reconhecem suas características.
O papel do professor é o de promover situações nas quais as crianças possam pôr em prática os conhecimentos que já têm e proporcionar condições para a construção de novos conhecimentos.
Com o calor dos últimos tempos a professora propôs para as crianças “fazer” gelatina. Houve todo um planejamento antes, como a confecção do bilhete para os pais (solicitando um pacote de gelatina, se possível), a marcação do prazo de entrega no  calendário e também o dia que a atividade seria realizada.
Com esta atividade exploramos vários conceitos: contagem do número de caixas de gelatinas, separação por cores e sabores, estados líquido e sólido, temperatura, escrita da receita coletiva, percepção de diferentes cheiros e sabores.
A atividade com as gelatinas foi prazerosa, as crianças participaram com entusiasmo, acompanhando no calendário o “grande” dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário