quarta-feira, 30 de maio de 2018

UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM


   O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um conjunto de elementos tecnológicos disponíveis na internet. É um local virtual onde são disponibilizadas ferramentas que permitem o acesso a um curso ou disciplina e também permite a interação entre os alunos, professores e monitores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. O aluno recebe um login e uma senha de acesso ao ambiente, e é através dele que o aluno desenvolverá as atividades. (http://www.nead.feituverava.com.br/index.php/faq/30-o-ambiente-virtual-de-aprendizagem).

   A nossa escola está usando  essa tecnologia, e até agora está tendo ótimos resultados, todos estão gostando muito e achando o seu uso muito prático, tanto para os professores, quanto para os alunos. “A plataforma fornece recursos para o processo de construção do conhecimento com a possibilidade de interagir e contribuir com novas informações”, comenta a tecnóloga educacional da escola, Lorizete Pegorini. “Gostei muito do ambiente. É completo e de fácil acesso”, avalia a aluna do 9° ano da escola, Jamille Bianca Schütze.
   A tecnóloga da escola conta que “no início do ano de 2018, a SED sugeriu que todas as escolas municipais tivessem um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. O ambiente escolhido foi o Moodle”. Desde lá Dona Lori fez as configurações necessárias no software para que todos os professores e alunos tivessem o acesso ao ambiente.

   “Acredito que os alunos estejam gostando muito de usar, pois o uso da tecnologia já faz parte da vida deles fora da sala de aula e vejo como um caminho para aumentar o dinamismo das aulas”, ressalta a tecnóloga Lorizete. “Está sendo uma experiência nova usar essa plataforma e muito boa também. Acho interessante o uso, pois estamos usando a tecnologia a nosso favor e também estamos ajudando o meio ambiente, pois economizamos folhas que seriam usadas em trabalhos”, acrescenta Jamille Bianca.
   Todos acreditam que a escola irá continuar a usar a plataforma por ter ótimos resultados, pois aumenta o interesse dos alunos, tornando a aprendizagem mais motivadora e significativa.

JULIA KRÜGER – 9° A

Um comentário:

  1. Parabéns D. Lori, a Escola e SEFE pela parceria em nos porporcionar este espaço de aprendizagem, onde o aluno ´´e o protagonista no processo híbrido de ensino aprendizagem. Estou tbém aprendendo e amando!Obrigada D. Lori, pela paciência sempre comigo ao me ensinar esta metodologia nova até então para mim. Já, em relação aos alunos, as atividades, trabalhos e tarefas realizadas no AVA, vem bem mais elaboradas que antes! Porque nos adequamos, e passar a entrar na área que é "dominada" por eles. A cada tarefa, me surpreendo com o que produzem! O quanto são criativos e gostam desta "ferramenta" de trabalho". Professora Wandréia

    ResponderExcluir