Acontecem todas às segundas-feiras, das 13h às 15h e às quartas-feiras, das 09h30min às 11h30min, no horário oposto às atividades escolares, aulas de Canto Coral. Estas atividades iniciaram na escola no dia 20 de junho deste ano. São aulas lecionadas pela professora Dalci Valentin, que é formada em Artes pela FURB, com habilitação em Música. “Trabalho com o Canto Coral desde 1995. O coral está sendo ensinado com objetivo de vivenciarem a música em conjunto. Essa prática musical fortalece valores entre os participantes, como respeito, união, amizade e identidade - vestir a camiseta de um coro que é sinônimo de um grupo estético, artístico ou um conjunto de atividades lúdicas, é sentir-se incluso, participativo, em sociedade. Isso é exercício de cidadania. Agir e interagir “cantando” requer disciplina, bons hábitos de escuta, respeito e percepção do próximo: é preciso escutar cuidadosamente, a si mesmo e ao outro, para conseguir entoar juntos um mesmo som, equilibrando timbre (cor), altura (tom) e duração (tempo). Afinar-se consigo mesmo e com os outros é harmonizar-se com o seu entorno, é descobrir e compreender um mundo maior. Isso é educação de qualidade, objetivo de todos”, relata a professora.
As aulas iniciam com exercícios de respiração, percepção dos caminhos sonoros, conteúdos básicos de teoria musical e emissão sonora. A concentração e a escuta são exercitadas juntamente ao controle da respiração, para que o som seja emitido com propriedade, conta a professora Dalci.
Participam do Canto Coral 13 alunos que se apresentaram no “Pomerode em Ação”, realizado no Parque de Eventos Ralf Knaesel, em 17 de setembro, e apresentaram nove canções. O projeto é gratuito para os alunos que o freqüentam. A única cobrança é o compromisso de trabalho do grupo.
Este projeto também é realizado em outras escolas do município, são elas: EBM Olavo Bilac, EBM Almirante Barroso e o KinderTXAI.
Para os alunos coralistas e os diversos alunos da escola, foi realizada uma oficina de música, onde estiveram presentes Tobias Andreas Weege e Mayla Iara Valentin. Foi realizada também a oficina de música para trabalhar ritmo e percepção com os coralistas e mais interessados das escolas envolvidas. O objetivo era chamar a atenção da comunidade escolar para o projeto Canto Coral e auxiliar os coralistas na compreensão física de ritmos variados através da percussão corporal e de instrumentos.
“Foram ludicamente trabalhados corpo/movimento com os participantes. Depois foram apresentadas músicas e a inserção de instrumentos: alfaias, agogôs, clavas, caxixis e triângulo, por todos experienciados. Como feedback, os grupos cantaram as músicas com a percussão corporal e instrumental simultâneas. Um belo resultado, vivência gratificante”, comenta a professora.
A aluna Salaskya Hinkeldey, diz que gosta muito das aulas de coral, pois sempre estão aprendendo músicas novas e também novos exercícios de voz. Para ela cantar é uma alegria, é louvar sempre a Deus e expressar os sentimentos para as outras pessoas.
Jornalista Mirim: Bruna A. Schumann
Nenhum comentário:
Postar um comentário