Na EBM Dr. Amadeu da Luz a Prova Brasil foi aplicada no dia 9 de novembro de 2011 para o 5o ano A e para a 8a série. A prova durou duas horas e 30 minutos. Já o 5o ano B realizou a prova no dia 11 de novembro.
A Prova Brasil é obrigatória para todos os estudantes de 5º e 9º anos de escolas públicas. Seus resultados são essenciais para promover um diagnóstico da situação do ensino no país, já que os dados coletados na prova são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb.
O objetivo da Prova Brasil é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos em cada escola, município, estado e no país.
Todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas fazem a prova. O estudante tem duas horas e meia para realizá-la. Arranjados de forma a gerar 21 combinações diferentes, blocos distintos impossibilitam que em uma mesma sala dois alunos façam provas iguais, evitando a cola.
Nos testes aplicados, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e de Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
A Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de nosso município aplicou um simulado de Língua Portuguesa e um de Matemática. Além disso, durante as aulas de Língua Portuguesa da 8a série foram realizados três simulados e nas aulas de Matemática foi realizado um simulado e diversos exercícios do caderno da Prova Brasil. As turmas do 5o ano também realizaram um simulado e desenvolveram diversas atividades em sala relacionadas aos descritores presentes no caderno da Prova Brasil.
A data prevista para a divulgação dos resultados é a partir de julho de 2012. Calcula-se que cerca de 6,2 milhões de alunos participarão da avaliação em 5.538 municípios, sendo 214 mil turmas num total de 71 mil escolas.
Mas esta não foi a única prova aplicada neste ano na escola. Os alunos também participaram da OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP), que é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
A primeira fase foi realizada na própria escola, no dia 17 de agosto deste ano, sendo que todos os alunos do 6o ano à 8a série realizaram a prova com questões de múltipla escolha. As provas desta fase foram corrigidas pela professora de Matemática da escola seguindo instruções e gabaritos elaborados pela Direção da OBMEP. A escola selecionou os alunos (5%) com melhor pontuação na primeira fase para participarem da segunda fase que foi realizada na EEB José Bonifácio no dia 5 de novembro.
Em 2011, cerca de 18,7 milhões de estudantes se inscreveram para participar da OBMEP em todo o Brasil. Os alunos da EBM Amadeu da Luz foram preparados para a 7a OBMEP estudando pelas provas dos anos anteriores.
As provas são elaboradas pela Direção da OBMEP, que além de indicar os fiscais que aplicaram as provas discursivas da segunda fase, também é responsável pela correção das provas desta fase.
Os alunos serão premiados com 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata e 1.800 medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos certificados de Menção Honrosa para até 30.000 alunos. Também será oferecida a oportunidade de participar do programa de bolsas de Iniciação Científica Jr., num período de até 12 meses para os 3.200 alunos premiados na OBMEP 2011 com medalhas de ouro, prata ou bronze.
Os resultados serão divulgados no site da OBMEP http://www.obmep.org.br em fevereiro de 2012.
Jornalista Mirim: Luísa Dallmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário