No dia 19/03 segunda-feira fomos à sala de artes com a turma do
vespertino para confeccionar a caixinha reciclada de leite e transformar em uma
cestinha. Durante a pintura fizeram bagunça com as tintas, mostraram concentração,
sensibilidade, entusiasmo e todos usaram sua imaginação e sua criatividade em
cada pincelada que deram. A pintura fez parte da nossa vida em algum momento e
serviu como uma forma de nos expressarmos para as pessoas e para o mundo. Pintar é divertir, interagir,
desenvolver, criar e comunicar, mas tem seus métodos e critérios para que os
frutos aproveitem da melhor maneira possível essa atividade que mistura, com
muitas cores, a educação com o brincar.
(http://blog.pequenostravessos.com.br/entenda-a-importancia-da-pintura-no-desenvolvimento-infantil/).
Através da pintura as
crianças descobrem um mundo cheio de cores, formas, linhas e sentimentos,
imaginações simbolizam e experiências. A pintura estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a
capacidade de concentração e expressão das crianças. (http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/05/pintura-e-as-criancas-os-beneficios-de.html).
Crianças se
desenvolvem e aprendem novas habilidades em tempos diferentes. Por isso não se
deve ser cobrado e nem comparado com o desenvolvimento dos demais. (https://www.trocandofraldas.com.br/coordenacao-motora-infantil-desenvolvendo-no-seu-tempo/)
As atividades que
estimulam a coordenação motora fina acontecem no nosso dia a dia e em sala,
entre elas temos: colagem, amassar e rasgar papel, pinturas, passar pasta na
escova, abrir e fechar o zíper, entre outras.
Acreditando na importância
desses momentos, propus para as crianças a fazermos uma colagem com papel
crepom e retalhos de EVA para que preenchessem dentro do espaço da figura de um
coelho impresso na folha A4. Primeiro expliquei a proposta, e mostrei que só
poderiam pegar um pedaço de papel ou EVA de cada vez, atentando-se sempre para
o movimento de pinça ”polegar e indicador” e, só depois de fazer as bolinhas de
papel crepom, em seguida passei a cola sobre a imagem e preencheram com as
bolinhas que fizeram, assim que acabaram passei cola na outra imagem para colar
retalhos de EVA. Durante todo o processo mostraram entusiasmo e concentração ao
colarem cada pedacinho de EVA e papel crepom. (Professora Paula Zickur)
Nenhum comentário:
Postar um comentário