terça-feira, 6 de agosto de 2019

Se você passasse uma semana com seu personagem favorito, como essa semana seria?


“Se você passasse uma semana com seu personagem favorito, como essa semana seria?” é o nome do projeto que as turmas de 4ºs e 5ºs anos estão trabalhando em parceria com o atendente de biblioteca da escola. O projeto tem o intuito de trabalhar a imaginação e a produção de texto dos alunos de quartos e quintos anos. Ele  acontece durante o horário da biblioteca de cada turma, e é trabalhado em sala de aula, na biblioteca da escola, e a parte escrita em casa.
A ideia do projeto surgiu em uma conversa com as professoras de quartos e quintos anos. Percebeu-se que a maior dificuldade dos alunos era a produção de texto, o que deu o "o que" trabalhar, mas ainda faltava o "como trabalhar". Foi então que surgiu a ideia de trabalhar com algo que eles conhecessem bem. Seus personagens favoritos.
A primeira etapa foi apresentar aos alunos o livro "Coração de tinta", de Cornelia Funke, e o filme de mesmo nome, dirigido por Ian Softley. A partir daí, foi proposto aos alunos que pensassem como seria se passassem uma semana com seus personagens favoritos. Em um primeiro momento os alunos foram estimulados a relatar essas situações ao grupo, contando quem seria seu personagem, por que o escolheram, e como seria a iteração entre eles.
No final da aula, ficou combinado que cada aluno desenvolveria um texto sobre como seria a semana com seus personagens, sempre seguindo três regras: primeiro, explicar como seus personagens chegaram até eles, depois, como passaram a semana, e por último, como seu personagem voltou para seu mundo.  No final do projeto foram selecionados os melhores textos.
As alunas, Maria F. Werling - 4º ano, Anthonela D. Volkmann e Isabelly L. Wagencknecht do 5º ano, disseram que foi divertido fazer essa atividade em casa, foi difícil no começo, mas quando começaram a pensar, suas imaginações fluíram, e que seus pais ajudaram muito na hora das acentuações e ortografia das palavras. 

Jornalista Mirim - Steffany Eduarda Strutz

Nenhum comentário:

Postar um comentário