sexta-feira, 27 de abril de 2012

Reaproveitamento: atitude correta do momento

Os alunos que almoçaram no refeitório da escola no dia 29 de março, tiveram uma surpresa no cardápio servido, duas novas receitas elaboradas pelas merendeiras com o aproveitamento de cascas, talos e folhas.

Salada com aproveitamento de cascas de abóbora e carne moída com aproveitamento das cascas de banana foram os dois pratos cuidadosamente elaborados pelas merendeiras Rosalia Kruger, Rosália Hornburg e Edilamar Scheidt.
Segundo as merendeiras, o objetivo destas criações é mostrar que podemos evitar o desperdício e comer saudavelmente: “Queremos dar o bom exemplo, e mostrar que os pratos elaborados com o reaproveitamento de cascas e talos pode ser bem saboroso.”
A ideia da criação destas receitas surgiu a partir de cursos de capacitação que participaram com a nutricionista da prefeitura Aline Prumer.Os pratos foram criados depois de pesquisarem muito em livros do SESI e livros sobre a boa alimentação.
Neste primeiro momento, as receitas foram provadas por poucos alunos, mas com o tempo gostariam de incorporar à merenda que é servida na escola nos intervalos dos dois períodos matutino e vespertino. A aluna Kethlin Taysa Maass, da 8ª série B, comentou que adorou a ideia e que as receitas que provou são muito boas.
As merendeiras dizem ainda, que gostaram muito de elaborar as receitas. Muitas vezes as crianças fazem cara feia, sem antes provar o alimento, “através destes pratos queremos mostrar que a criança pode comer bem a partir do que habitualmente jogamos fora”, conclui dona Edilamar.


As receitas:


Carne moída com sobras de cascas de banana
Ingredientes
- sobras de 8 cascas de bananas ou 3 xícaras média de cascas fatiadas bem fina
- 2 cebolas grandes
- 2 dentes de alho
- 2 tomates
- 1 xícara de tempero verde
- 1 xícara de carne moída
- sal
- 1 colher de óleo
Modo de fazer
Em uma panela refogar a cebola e o alho com a colher de óleo. Acrescentar a carne moída e deixar refogar. Acrescentar dois tomates picados e as cascas de banana fatiadas. Deixar cozinhar por mais ou menos 10 minutos e acrescentar o sal e o tempero  verde.

Salada de cascas de abóbora
Ingredientes
- 1 abóbora pequena ou 2 xícaras de cascas fatiadas
- 2 tomates
- 1 cebola
- sal
- óleo
Modo de fazer
Lavar a abóbora e descascar. Em uma panela cozinhar as sobras da casca de uma abóbora. Deixar esfriar e cortar em tiras. Colocar em um refratário. Acrescentar dois tomates cortados em tiras e uma cebola cortada em rodelas. Por último, acrescentar sal e óleo à gosto.
Fotos no link https://picasaweb.google.com/107441583998761137605/Merendeiras.

Jornalista Mirim: Josi Bauer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário