quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Como o cachorro consegue farejar o cheiro de outras pessoas e de outros cachorros

A turma do primeiro ano vespertino estuda o projeto cachorro. E umas das curiosidades das crianças foram:
Como o cachorro consegue farejar o cheiro de outras pessoas e de outros cachorros?
Para esclarecer tais dúvidas, resolvi convidar a policia militar com seus cães farejadores.
A vinda da policia com seu fiel cachorro Apolo, foi de muita importância e de muito aprendizado, as crianças ficaram felizes e impressionados com o belo trabalho realizado. Foram feitas várias perguntas e  todas muito bem esclarecidas.
Quem tiver interesse de conhecer melhor o trabalho da policia, entra e curta a página do canil, k9 10 batalhão de policia militar.
Professora: Luciana Carlini Hoffmann
Curiosidade sobre cachorro:
 Treinamento dos cães policiais
Todos os cães são treináveis, mas para o trabalho policial algumas raças são mais aptas do que outras. As raças mais comuns treinadas para serem cães policiais são semelhantes às indicadas para serem cães de guarda são: rottweilerpastor alemão e pastor belga de malinois. Tanto os machos quanto as fêmeas são treinados.
O treinamento começa com o cão ainda filhote, por volta dos dois meses de idade. Antes do treinamento específico, os cachorros policiais selecionados, baseando-se nas raças com melhor faro, passam por adestramento para socialização e obediência de comandos básicos, como responder quando o policial o chama, sentar, entre outros.
Isso serve para que ele obedeça ao policial quando estiverem em meio a muitas pessoas, evitando, assim, ataques por stress do animal em ambiente desconhecido.
O treinamento específico só se inicia quando o cachorro policial tem cerca de um ano de idade, pois é necessário expor o faro do cão a odores pesados como o odor típico da droga, que são escondidas em diversos objetos para treinar o faro do cão.
Depois de um exaustivo treinamento do faro, o cão consegue captar o odor da droga até mesmo se ela estiver misturada a outros componentes com cheiros distintos na intenção de disfarçar o cheiro próprio da droga.
Após completo esse estágio, o cão policial é levado aos ambientes policiais para se acostumar com a agitação do lugar, pelos mesmos motivos do primeiro treinamento: socialização.
Quando já está trabalhando, no geral, o cão intercala períodos de descanso e trabalho de 50 minutos cada, para não afetar o faro do animal. Um cão policial costuma trabalhar ativamente até os 10 anos de idade, hoje em dia.
Os cães policiais não se limitam ao trabalho como farejadores, o treinamento completo, conhecido como “schutzhound”, inclui também o treinamento para guarda que inclui o comando de ataque e imobilização do meliante, auxiliando em uma intervenção policial quando necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário