terça-feira, 22 de setembro de 2015

Visita especial!

A relação humano-animal começou a ganhar espaço diferenciado na modernidade, pois os benefícios dessa relação já estão sendo reconhecidos e os direitos que os animais possuem também, não podendo ser maus tratados nem considerados inferiores ao ser humano, além disso, é possível aprender com eles, levando em consideração a bondade existente em cada um e estabelecendo vínculos que podem ajudar em vários aspectos. O objetivo deste ensaio é mostrar essa relação e como é importante tratar dessas questões.
“Amar os animais é aprendizado de humanidade” (frase inscrita no pórtico do zoológico de Hamburgo, citada por J. Guimarães rosa em ave, palavra).

Os animais são parte da natureza, assim como o homem, dessa forma, se encontram presentes na vida dele, desempenhando papeis importantes que algumas vezes não são reconhecidos. Como o homem trata esses animais? Os animais são devidamente valorizados ou passam a ser tratados como objetos quaisquer? Às vezes as pessoas não reconhecem a importância deles e se esquecem que são seres vivos assim como nós humanos e como todos os seres vivos devem ser tratados dignamente, respeitados e possuem direito á vida, assim como qualquer ser que é parte da natureza. Não é porque o homem possui maior capacidade cognitiva que tem o direito de explorar os demais, mas pelo contrario, por ter grande capacidade de raciocínio é que deve notar a importância da ética e do respeito aos seres que não conseguem se defender por si só e também da natureza como recurso básico para a sobrevivência para os habitantes do planeta.

Este ensaio tem a intenção de mostrar a importância da relação humano-animal, o que ela representa para ambos e que esses animais tem direitos, devendo ser tratados de maneira digna e respeitados. È um assunto importante, pois está presente em nossa realidade, muitas vezes em nosso dia a dia e tem grande influencia na vida das pessoas. Eu defendo que todos os seres têm direito a vida e ao bem estar, mas equivocadamente o homem se sobrepõe a todos os seres vivos dispersando os direitos dos demais, seja destruindo seu habitat natural, causando maus-tratos entre outros modos. E mesmo existindo leis que protegem os animais, nos deparamos com muitos desses acontecimentos no mundo.



Após debatermos sobre a importância dos cuidados com os animais domésticos, a professora convidou a veterinária Rose e seu fiel amigo ônix para falar um pouco dos cuidados que devemos ter com os animais. As crianças puderam fazer perguntas e no final abraçar e brincar com o cachorro.
Nosso sincero agradecimento a veterinária que imediatamente aceitou o convite.


Professora Luciana Carlini

Nenhum comentário:

Postar um comentário