A professora de português, Scheila Maas, responsável pelo
projeto, comenta que “atividades como esta servem para que os alunos percebam a
importância de um trabalho em equipe, em que todos devem, de uma maneira ou de
outra, participar. Além disso, os alunos têm contato com alguns textos
clássicos da língua portuguesa, já os preparando para o ingresso no Ensino
Médio.”
Larius Antonius Teschner, avalia “no começo achei a ideia
meio entediante, mas no decorrer do projeto, vi que era bem diferente.”. A turma
foi dividida em grupos, cada qual recebeu uma história definida pela
professora. As histórias eram dos mais variados gêneros, mais românticas, com
suspense, terror e humor. Mas, imagino que você deve estar se perguntando, isso
realmente deu certo? Deu muito certo! Os alunos se divertiram e aprenderam
muito com esse projeto.
Claro que no começo os grupos tiveram algumas dificuldades
com as edições e com a montagem, mas ao final do projeto, já estavam
conseguindo fazer tudo. Outras dificuldades foram encontrar figurinos e locais
adequados para fazerem a fotonovela, mas nada impediu a turma de entregar um
trabalho perfeito. “No começo tive algumas dificuldades com as edições e
montagens que nosso trabalho necessitou, mas minha mãe me ajudou e no final, já
conseguia fazer tudo sozinho. Foi mais fácil fazê-la, porque ao redor da minha
casa tinha tudo que precisávamos”, relata o aluno Pedro Henrique Friesen.
O projeto ajudou os alunos a melhorarem as suas habilidades
em diversas áreas, melhorando a imaginação, o trabalho em grupo e seus
conhecimentos gerais e nos meios tecnológicos. “Achei o projeto muito bom, pois
ele desenvolve o nosso senso de equipe.”, conta Larius Teschner.
"Os alunos ainda aprendem a adaptar, preparar roteiros
e interagir com a tecnologia, já que usaram diversos recursos para o resultado.
E as fotonovelas deste ano surpreenderam pelo capricho e qualidade
apresentadas”, finaliza a professora Scheila Maas.
Stefani Luana Siewerdt, 9º ano A.
Parabéns D. Lori, a Escola e SEFE pela parceria em nos porporcionar este espaço de aprendizagem, onde o aluno ´´e o protagonista no processo híbrido de ensino aprendizagem. Estou tbém aprendendo e amando!Obrigada D. Lori, pela paciência sempre comigo ao me ensinar esta metodologia nova até então para mim. Já, em relação aos alunos, as atividades, trabalhos e tarefas realizadas no AVA, vem bem mais elaboradas que antes! Porque nos adequamos, e passar a entrar na área que é "dominada" por eles. A cada tarefa, me surpreendo com o que produzem! O quanto são criativos e gostam desta "ferramenta" de trabalho". Professora Wandréia
ResponderExcluir