O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é
um compromisso do governo que tem como objetivo assegurar que todas as crianças
estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino
fundamental. O programa realiza formações com professores e coordenadores pedagógicos e
também avaliações da qualidade de ensino em todo o Brasil.
A atividade
que foi proposta para a turma do 3º ano B e para as professoras Marquelin de O.
Maass e Dolores K. Volkamnn, juntamente com o orientador educacional Jair C.
Klebber, da E.B.M. “Dr. Amadeu da Luz”, foi realizar uma espécie de “torta na
cara”, a atividade foi chamada de “Responda rápido” e o tema escolhido foi
animais. O jogo tem como finalidade promover a leitura individual, ressignificar
conhecimentos da língua portuguesa e consolidar conhecimentos da área de
ciências.
As turmas
dos terceiros anos já vinham trabalhando com o tema animais, o que fez com que
eles tivessem uma compreensão maior das perguntas. O projeto foi aplicado em
três dias, na quarta-feira (02/05) e quinta-feira (03/05) os alunos tiveram uma
breve preparação, quando para o laboratório de informática para assistir a um
vídeo e conheceram também as regras do jogo e, na sexta-feira (04/05), o jogo
realmente aconteceu.
O jogo
aconteceu da seguinte maneira: a turma foi dividida em duas equipes, as
perguntas eram lançadas em slides, e o aluno tinha que ler silenciosamente a
pergunta e depois, se soubesse a resposta, tinha que apertar o botão que lhe
dava o direito de responder. O aluno ia até o quadro e escrevia a resposta.
Participaram da atividade vinte alunos e o jogo acabou empatado!
A professora
Marquelin comenta que “as crianças estavam eufóricas, comprometidas em ajudar
sua equipe marcar pontos. No final todos vibraram, pularam, se abraçaram, pois houve
empate entre as equipes. Não poderia ter sido melhor!!!”, e comenta sobre
realizar novamente o jogo: “Então, com certeza pretendo repetir essa dinâmica
em outras situações com outros temas que ainda teremos.”
Jamille
Bianca
Nenhum comentário:
Postar um comentário