A matemática está presente em
nossa vida desde muito cedo. Logo que nascem, as crianças estabelecem relações
entre os objetos, reconhecem suas características.
O papel do professor é o de
promover situações nas quais as crianças possam pôr em prática os conhecimentos
que já têm e proporcionar condições para a construção de novos conhecimentos.
Com o calor dos últimos tempos a
professora propôs para as crianças “fazer” gelatina. Houve todo um planejamento
antes, como a confecção do bilhete para os pais (solicitando um pacote de
gelatina, se possível), a marcação do prazo de entrega no calendário e também o dia que a atividade
seria realizada.
Com esta atividade exploramos
vários conceitos: contagem do número de caixas de gelatinas, separação por
cores e sabores, estados líquido e sólido, temperatura, escrita da receita
coletiva, percepção de diferentes cheiros e sabores.
A atividade com as gelatinas foi
prazerosa, as crianças participaram com entusiasmo, acompanhando no calendário
o “grande” dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário